22.4 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioGeralOnze coisas que você nunca deve jogar no vaso...

Onze coisas que você nunca deve jogar no vaso sanitário

spot_img

Você pode se surpreender ao saber que existem algumas coisas que você nunca deve jogar no vaso sanitário.

Pensando em jogar um absorvente interno no vaso sanitário? Você pode querer pensar sobre isso. “Pessoas que dão descarga em coisas que não deveriam dar descarga é um problema em todo o país”, diz a Dra. Cynthia Finley, diretora de regulamentação da Associação Nacional de Agências de Água Limpa (NACWA). Informações o portal parade.

Esses itens indesejados podem causar problemas imediatos quando obstruem os canos que levam de sua casa ao sistema de esgoto, mas quando se acumulam em seu sistema de esgoto a caminho da estação de tratamento, causam problemas sistêmicos maiores. Há também uma possibilidade.

Se não for um dos três itens específicos, jogue-o no lixo.

“São basicamente os 3 P’s:
papel higiênico, xixi e cocô”, diz Corey Schultz, especialista em meio ambiente da Agência de Controle de Poluição de Minnesota. “É para isso que os banheiros foram projetados”.

O papel higiênico foi projetado para se decompor muito rapidamente após a descarga, para não entupir os canos ou se acumular em vários lugares ao longo do caminho para a estação de tratamento de águas residuais, como outros itens podem (e fazem).

Mas caso você esteja se perguntando, aqui estão alguns itens comuns em flash que você nunca deve usar:

O que não dar descarga no vaso sanitário
Tecidos
Se você sempre assumiu que o tecido era praticamente intercambiável com papel higiênico, este pode surpreendê-lo. “Eles são tratados para que não se desfaçam quando você os segura na mão para assoar o nariz”, diz Finley. “Isso significa que eles também não se desfazem muito rapidamente na água, uma vez que são lavados”.

lenços
Lenços umedecidos, lenços umedecidos para as mãos, lenços umedecidos — qualquer que seja o tipo de lenços que você tenha — é melhor jogá-los na lixeira. De acordo com Finley, a maioria dos lenços não é projetada para ser lavada. Por quê? “Quando você os usa, não quer que esses lenços quebrem, então eles são feitos para serem fortes, o que é bom para o propósito deles”, explica ela. “Mas se eles estão corados, eles simplesmente não se desfazem.”

Suprimentos menstruais
Almofadas e tampões não se decompõem quando são lavadas. Portanto, você deve embrulhá-los em papel higiênico e descartá-los na lixeira, em vez de jogá-los no vaso sanitário. Se você lavá-los, eles podem levar a canos entupidos que precisariam ser limpos, seja em sua casa ou mais abaixo no sistema.

Toalhas de papel
Os comerciais de papel toalha sempre exaltam a força de seu produto. Mas se essa toalha de papel for forte o suficiente para lidar com grandes bagunças, isso também significa que não vai quebrar quando for lavada, diz Schultz.

Óleo de cozinha ou gordura
Pense no que acontece com o óleo ou gordura de cozinha quente quando esfria. Ele congela. Agora, imagine o que poderia acontecer se você – e muitos outros cozinheiros – jogassem isso no vaso sanitário.

“Vi o que eles chamam de fatbergs, essas grandes bolas de graxa em sistemas de coleta”, diz Schultz. “Se eles não puderem ser movidos mecanicamente, alguém precisa entrar e removê-los com qualquer ferramenta que tenha.”

Cabelo
Se você limpar sua escova de cabelo ou o ralo do chuveiro, você deve descartar o cabelo, você adivinhou, na lata de lixo, não no vaso sanitário.

Fio dental
Outro não aqui. “É tão forte”, diz Finley. “O fio dental em si, do tipo que você enrola nos dedos, se enrola no equipamento de tratamento e precisa ser cortado com uma lâmina de barbear, e não queremos que nossos trabalhadores de esgoto tenham que fazer isso.” Também não lave esses pequenos flossers de plástico, pois eles não quebram e teriam que ser removidos fisicamente e levados para um aterro sanitário.

Fraldas
Você provavelmente (ou esperançosamente) não conseguirá uma fralda para ir ao banheiro com sucesso, mas isso não significa que algumas pessoas não tenham tentado. E alguns até conseguiram, mas isso é definitivamente um não-não. Fraldas lavadas podem criar grandes entupimentos.

Comprimidos e medicamentos
De acordo com a Agência de Controle de Poluição de Minnesota, os produtos farmacêuticos que são lavados podem poluir o abastecimento de água e expor involuntariamente pessoas (e animais) aos produtos químicos desses medicamentos. Mas também não jogue esses medicamentos indesejados em sua lata de lixo. Consulte a farmácia, o departamento de polícia ou o hospital local para saber mais sobre os programas de devolução de drogas em sua comunidade.

Ninhada de gatinho
“Não jogue areia para gatos”, diz Finley. “Vai entupir os canos. Também pode conter parasitas que não são saudáveis ​​para serem colocados no sistema de tratamento de águas residuais.” Portanto, também não retire e lave, acrescenta ela.

Outros detritos variados
As pessoas tentam descarregar todos os tipos de outros itens que não têm nada a ver com os canos, incluindo:

Preservativos

Almofadas de algodão

Cotonetes

Bitucas de cigarro

Goma de mascar

Lentes de contato

Tudo isso pode acabar se acumulando ou se enroscando no equipamento de tratamento de águas residuais, causando grandes dores de cabeça e exigindo a remoção, o que requer tempo e dinheiro. “Já vi de tudo, desde dinheiro, óculos, brinquedos, toalhas e até bolas de golfe”, diz Schultz. Basta encontrar outra maneira de descartar esses itens sem recorrer à descarga.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui