Saturday, April 26, 2025
spot_img
HomeCiênciaAcompanhe a chuva de meteoros Líridas hoje pela madrugada

Acompanhe a chuva de meteoros Líridas hoje pela madrugada

spot_img

Em 22 de abril de 2025, por volta das 2h da madrugada, o céu será palco de um fenômeno astronômico fascinante: o pico da chuva de meteoros Líridas. Com uma média estimada de 15 meteoros por hora, o evento promete encantar observadores que estiverem em locais com baixa poluição luminosa. Para aproveitar ao máximo o espetáculo, o ideal é buscar um horizonte Norte livre de luzes artificiais – quanto mais escuro o ambiente, maiores as chances de avistar as chamadas “estrelas cadentes”.

No Paraná, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), algumas regiões têm maior probabilidade de visibilidade. Municípios como Apucarana, Umuarama, Cianorte, Santo Antônio da Platina, Foz do Jordão, Marquinho e Sertanópolis podem oferecer condições favoráveis, especialmente em áreas afastadas dos centros urbanos.

A meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar, explica que as regiões do Norte Pioneiro, Norte Central, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul terão predomínio de nuvens altas e menos espessas, o que pode permitir brechas no céu durante a madrugada do evento. Por outro lado, áreas como Campos Gerais, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral devem ficar com o céu mais encoberto, dificultando a observação.

Origem das Líridas

A chuva de meteoros Líridas ocorre quando a Terra atravessa os detritos deixados pelo cometa Thatcher, descoberto em 1861. Esses fragmentos, ao entrarem na atmosfera terrestre em velocidades que variam de 3.000 km/h a impressionantes 150.000 km/h, se incendeiam devido ao atrito, criando o efeito luminoso conhecido como meteoro ou “estrela cadente”. O nome “Líridas” é uma homenagem à constelação de Lyra, ponto de onde os meteoros parecem se originar.

De acordo com o professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário (OACEP) do Colégio Estadual do Paraná, não há risco para a Terra, pois essas partículas geralmente se desintegram antes de atingir o solo.

Embora as Líridas não estejam entre as chuvas de meteoros mais intensas de 2025 (com menos de 20 meteoros por hora), o fenômeno ainda vale a pena para os entusiastas da astronomia. Para quem deseja se programar para outros eventos semelhantes, o OACEP mantém um calendário atualizado das próximas chuvas de meteoros ao longo do ano.

Dicas para Observação

  • Escolha um local afastado das luzes da cidade.
  • Olhe na direção do horizonte Norte.
  • Evite usar lanternas ou celulares, para preservar a visão noturna.
  • Leve cadeiras ou cobertores para maior conforto durante a observação.

Com sorte e céu aberto, a madrugada de 22 de abril pode se tornar uma experiência memorável para quem aprecia os mistérios do universo.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Most Popular

Recent Comments