O GPS do seu smartphone é essencial para aplicativos de localização, como mapas e previsão do tempo, mas em algumas situações esse rastreamento pode se tornar incômodo ou até perigoso. Seja para manter privacidade diante de familiares ou em casos mais graves como relacionamentos abusivos, existem métodos para alterar sua localização aparente nos dispositivos.
Tanto para Android quanto iPhone, não há uma opção nativa simples para falsificar a localização – é necessário usar ferramentas externas. O GPS do telefone fornece coordenadas precisas constantemente ao sistema operacional, que as compartilha com os aplicativos. Para enganar esses apps, você precisa substituir esses dados por informações falsas.
No Android, aplicativos como o Fake GPS Location – GPS Joystick (disponível na Play Store) permitem simular uma localização diferente. Após instalar, ative o modo de desenvolvedor nas configurações do telefone, selecione o app como fonte de localização simulada e defina as coordenadas desejadas no mapa. O processo exige algumas etapas, mas é eficaz.
Para iPhones, o processo é mais complexo e requer um computador. Com programas como iTools (para iOS 12 ou versões anteriores) ou Dr. Fone – Virtual Location (para iOS 8+), você pode conectar o dispositivo, selecionar um local falso no mapa e aplicar as alterações diretamente no sistema.
Se o objetivo for simplesmente desativar o rastreamento, tanto iPhone (em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização) quanto Android (em Configurações > Conexões > Localização) permitem desligar completamente os serviços de localização, embora isso possa afetar o funcionamento de alguns aplicativos.
“Bucetinha” tenta fazer caca e vai em cana
Ladrões de bancos vão comer quentinha atrás das grades
Quem matou Robert Kennedy em 1968?
Todos os filmes e séries Star Wars confirmados para esse e os próximos anos