Payton Pritchard elevou seu jogo a um novo patamar durante a temporada 2024-25 da NBA, e nesta terça-feira, o armador do Boston Celtics foi reconhecido por sua evolução.
Pritchard superou o arremessador de elite Malik Beasley, do Detroit Pistons, e Ty Jerome, do Cleveland Cavaliers, para conquistar o prêmio de Sexto Homem do Ano da NBA.
Os resultados da votação mostraram uma vitória tranquila para Pritchard, que se destacou amplamente.
Foi uma campanha histórica para o jogador, que ultrapassou Wayne Ellington e se tornou o maior cestinha de três pontos saindo do banco em uma única temporada da NBA. Ele acertou ao menos cinco bolas de três em 22 partidas, quebrando o recorde dos Celtics que antes pertencia a Jayson Tatum, com 18 jogos.
“Payton é um dos atletas mais dedicados com quem já convivi”, afirmou Brad Stevens, presidente de operações de basquete dos Celtics. “Ele realmente ama o jogo e se entrega de corpo e alma ao trabalho necessário para alcançar a excelência. Além disso, é movido pelo desejo de vencer e está sempre disposto a fazer o que for preciso pelo time.”
“Payton é um competidor nato – e seus companheiros sabem exatamente o que esperar dele: esforço, entrega e comprometimento todos os dias. Receber um prêmio que leva o nome do lendário John Havlicek é um reflexo de tudo o que ele representa para a nossa equipe.”
Pritchard agora entra para um seleto grupo da história dos Celtics, tornando-se apenas o quarto jogador da franquia a conquistar o prêmio de Sexto Homem do Ano, ao lado de Kevin McHale (1984-85), Bill Walton (1985-86) e Malcolm Brogdon (2022-23).
A temporada foi marcada por recordes pessoais em todas as principais estatísticas: médias de 14,3 pontos, 3,8 rebotes e 3,5 assistências por jogo, com aproveitamento de 47,2% nos arremessos de quadra e 40,7% nas bolas de três. Aos 27 anos, também registrou sua maior média de tempo em quadra, com 28,2 minutos por partida.
Mesmo após ter pedido uma troca durante a temporada 2022-23 por conta da pouca minutagem, os Celtics optaram por mantê-lo e renovaram seu contrato por quatro anos no valor de 30 milhões de dólares antes do início da temporada 2023-24. Desde então, ele tem justificado cada centavo investido.
Durante a campanha que culminou no título de 2024, Pritchard teve momentos decisivos, incluindo uma cesta impressionante do meio da quadra no estouro do cronômetro no Jogo 5 das Finais da NBA. E já começou a nova fase em alto nível, com 19 pontos na vitória do Boston sobre o Orlando Magic no primeiro jogo da série.
Leia também: Resultados ajudam Athletico a ficar no topo da tabela