Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar. Na verdade, é tão grande que mesmo uma ligeira mudança na órbita de Júpiter pode mudar a Terra para sempre. Apesar de seu tamanho, Júpiter raramente é visto da Terra sem um telescópio. Este mês, os astrônomos têm a chance de ver Júpiter sem um telescópio quando atingir a oposição no dia 26 de setembro.
Uma oposição é uma passagem direta da Terra entre o Sol e os planetas exteriores. Quando isso acontecer, Júpiter estará mais próximo da Terra a cada 12 anos. Segundo a NASA, será o mais próximo e mais brilhante encontrado nos últimos 59 anos. Então, se você quiser ver Júpiter sem um telescópio, 26 de setembro é uma boa noite para sair. Informações do portal BGR.
O que torna essa objeção particularmente interessante é que os astrônomos dizem que Júpiter não estará tão perto da Terra nos próximos 107 anos. Esta é a única chance que estamos vivos hoje para ver a aproximação de Júpiter sem um telescópio. Enquanto isso, o rover de junho da NASA capturou alguns dados surpreendentes sobre o gigante gasoso. No início desta semana, o cientista lançou sua primeira renderização em 3D da JunoCam. James Webb também fotografou as auroras de Júpiter no passado. Mas é claro que poder ver Júpiter sem um telescópio este mês é muito emocionante.
Na noite após completar sua oposição, Júpiter começará a se afastar da Terra. Nesse ponto, será mais difícil ver sem um telescópio. Concedido, só porque você pode ver Júpiter sem um telescópio não significa que você terá a melhor visão possível. Você ainda precisará de um telescópio, ou pelo menos de binóculos, para realmente dar uma olhada de perto no gigante gasoso.
Ainda assim, se você não investiu em nenhum tipo de equipamento de observação do céu, este é um ótimo momento para sair para ver um dos planetas mais bonitos do nosso Sistema Solar.