Quando a trilogia sequela de Star Wars chegou ao fim em 2019 com “A Ascensão Skywalker”, o futuro da franquia parecia incerto. Após lançar cinco filmes em apenas cinco anos, a Disney decidiu mudar seu foco principal para produções de streaming no Disney+. Todos esses anos depois, Star Wars ainda não retornou aos cinemas, mas a galáxia muito, muito distante encontrou um novo caminho na plataforma de streaming, com uma ampla variedade de séries live-action e animadas. Agora, em 2025 e além, o futuro parece brilhante, com mais séries a caminho e novos filmes finalmente em produção.
Datas de lançamento confirmadas para 2025:
Andor – 2ª Temporada | 22 de abril de 2025
Em nossa análise da primeira temporada, elogiamos “Andor” como “um novo marco para a narrativa live-action de Star Wars”. A segunda temporada estava inicialmente programada para 2024, mas devido às greves em Hollywood, provavelmente teremos que esperar até 2025 para acompanhar as novas aventuras de Cassian Andor. A segunda temporada de “Andor” terá novamente 12 episódios, apresentará mais personagens de “Rogue One” e concluirá sua história exatamente onde começa “Rogue One”.

Star Wars: Aventuras dos Jovens Jedis – 3ª Temporada | Primavera de 2025
Os heróis da Alta República retornam ao Disney+ na primavera de 2025 com a terceira temporada de “Aventuras dos Jovens Jedis”. A nova temporada apresentará Beepers, Dozer e Gigi, “um grupo excêntrico de droides, cada um com sua própria personalidade única e hilária”.

Star Wars: Visions – 3ª Temporada | 2025
“Star Wars: Visions”, uma antologia de curtas animados, retorna para um terceiro volume em 2025, trazendo mais dos melhores estúdios de anime do Japão para o universo Star Wars. Desta vez, cinco novos estúdios estão envolvidos, incluindo a WIT Studio, responsável por “Ataque dos Titãs”.
Datas de lançamento para 2026 e além:

O Mandaloriano & Grogu | 22 de maio de 2026
Em 9 de janeiro de 2024, a Lucasfilm e a Disney anunciaram que “O Mandaloriano & Grogu” será o primeiro filme de Star Wars a chegar aos cinemas desde “A Ascensão Skywalker” em 2019. O estúdio não divulgou detalhes sobre o enredo, mas esperamos que o filme continue de onde a terceira temporada de “O Mandaloriano” parou e possivelmente prepare o terreno para o filme da Nova República de Dave Filoni. As filmagens começarão em 2024, mas teremos que esperar até 2026 para vê-lo nos cinemas.
Star Wars: Maul – Lorde das Sombras | 2026

Uma nova série animada chamada “Star Wars: Maul – Lorde das Sombras” chegará ao Disney+ em 2026, e Sam Witwer (“Star Wars: A Guerra dos Clones”, “Star Wars Rebels”) reprisará seu papel como o mortal Lorde Sith. De acordo com uma breve sinopse, a série se passa após “A Guerra dos Clones” e mostrará Maul tentando reconstruir seu sindicato criminoso em um novo planeta.

Star Wars: Starfighter | 28 de maio de 2027
Em abril de 2025, a Lucasfilm anunciou que Ryan Gosling estrelará um novo filme dirigido por Shawn Levy (“Deadpool & Wolverine”) intitulado “Star Wars: Starfighter”. O filme se passará cinco anos após “Star Wars: A Ascensão Skywalker”, e Gosling interpretará um personagem totalmente novo. Ainda não se sabe se terá alguma conexão com o jogo de mesmo nome.

Ahsoka – 2ª Temporada | Data a ser definida
Além de revelar “O Mandaloriano & Grogu”, a Lucasfilm também confirmou em 9 de janeiro que Dave Filoni está trabalhando na segunda temporada de “Ahsoka”. Ainda não sabemos nada sobre a nova temporada, mas presumimos que ela chegará antes do filme de Filoni.
Projetos futuros sem data confirmada:
Trilogia sem título de Simon Kinberg | Data a ser definida
Em novembro de 2024, vários veículos de comunicação relataram que Simon Kinberg, co-criador de “Star Wars Rebels”, estava retornando à franquia para escrever e produzir uma nova trilogia de filmes. Há relatos conflitantes sobre se esses filmes serão “Episódio X”, “Episódio XI” e “Episódio XII”, mas de qualquer forma, espera-se que eles se concentrem em um novo conjunto de personagens após a morte do Imperador no Episódio IX. Também há rumores de que Rey Skywalker (Daisy Ridley) assumirá um papel de mentora, espelhando o papel de Alec Guinness como Obi-Wan Kenobi na trilogia original.
Filme sem título de Rey Skywalker | Data a ser definida
Durante o painel do estúdio no Star Wars Celebration Europe, a Lucasfilm anunciou três novos filmes. O primeiro trará Daisy Ridley de volta como Rey, agora uma poderosa Mestra Jedi tentando reconstruir a Ordem Jedi. O filme sem título se passará 15 anos após os eventos de “A Ascensão Skywalker”, e embora Damon Lindelof (“Lost”, “The Leftovers”) tenha sido inicialmente contratado para escrever o roteiro, ele afirma que foi “convidado a sair” do projeto. Ridley diz que a história não é o que ela esperava.
Alvorecer dos Jedis | Data a ser definida
Enquanto a Lucasfilm tem saltado pela linha do tempo de Star Wars desde “O Retorno de Jedi”, todos os filmes e séries têm estado relativamente próximos uns dos outros na cronologia. Este não será o caso de “Alvorecer dos Jedis”, que se passará 25.000 anos antes de “A Ameaça Fantasma”. Como o nome sugere, este filme explorará as origens dos Jedi e da Força, e a Disney confiou ao diretor James Mangold (“Logan”) a tarefa de contar essa história.
Filme sem título do Mandoverse | Data a ser definida
Dave Filoni – que recentemente foi promovido a Diretor Criativo da Lucasfilm – ajudou a revitalizar a franquia Star Wars com “A Guerra dos Clones” há 15 anos, e agora terá a oportunidade de dirigir um filme live-action de Star Wars. Pelo que entendemos, o filme será uma espécie de reunião no estilo “Os Vingadores”, apresentando personagens de todas as séries do Disney+, além de algumas adições surpreendentes que talvez não esperássemos.
Filme sem título de Taika Waititi | Data a ser definida
Muitos dos projetos de Star Wars que a Disney e a Lucasfilm anunciaram nos últimos anos parecem ter sido cancelados ou arquivados, incluindo o filme “Rogue Squadron” de Patty Jenkins e a trilogia de Rian Johnson, mas pelo que sabemos, o filme de Taika Waititi está seguro. Fontes dizem que ele ainda está entusiasmado com o projeto e comprometido em dirigir no próximo ano. Se for esse o caso, há uma chance de que possamos vê-lo em 2025.