27 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioCiênciaUm avião poderia cair do céu durante uma tempestade...

Um avião poderia cair do céu durante uma tempestade solar?

spot_img

O clima espacial e as tempestades solares são frequentemente mencionados, mas nem sempre vemos os riscos que os acompanham. No entanto, eventos solares que atingem a Terra podem afetar a eletrônica e resultar em acidentes trágicos. Os aviões, que podem se encontrar no caminho de um incêndio durante uma tempestade solar, são um exemplo desse tipo de catástrofe. No entanto, é possível que uma tempestade solar realmente resulte na queda de aeronaves?

Existem inúmeros fatores que podem influenciar o resultado de tal evento, então a resposta nem sempre é um simples “sim” ou “não”. No entanto, os reguladores já estão analisando a possibilidade de eventos solares afetarem os voos. Além disso, eles estão desenvolvendo medidas para garantir que as companhias aéreas e os pilotos tenham um plano.

Houve um cenário proposto em que um jato de passageiros voando sobre o Alasca poderia experimentar radiação e leituras de localização imprecisas, pois os controladores de tráfego aéreo alertam sobre uma intensa tempestade solar. Este cenário foi baseado nos efeitos que as tempestades solares têm nos aviões. O piloto pedia permissão para baixar a altitude em alguns milhares de pés, mas antes de receber uma resposta, eles interrompiam a comunicação. A mesma coisa aconteceria com dezenas de outros aviões.

Na vida real, nada disso jamais ocorreu. No entanto, as autoridades antecipam que os eventos solares inevitavelmente interromperão os voos.

Como uma tempestade solar se desenrola?

Durante uma tempestade solar, a coisa mais simples que poderia acontecer a um jato de passageiros é que ele fosse exposto a mais radiação. No entanto, isso não faria com que um avião desaparecesse do céu.

O impacto nos auxílios à navegação do avião representa risco à segurança da aeronave. As comunicações com o solo também podem ser interrompidas por tempestades solares, impossibilitando que os pilotos se comuniquem com o controle de solo ou estabeleçam sua posição. Os distritos polares do planeta são especialmente indefesos com os impactos de uma tempestade baseada na luz solar.

O clima espacial pode ser causado por eventos solares que enviam plasma e raios-X para o espaço. O clima espacial acabará por atingir a Terra se houver uma tempestade solar suficientemente poderosa.

Em grandes altitudes, os prótons podem atingir supercondutores nos circuitos de satélites e aviões porque a fina atmosfera não os desacelera o suficiente. A ionosfera da Terra também pode ser afetada por tempestades solares, que podem impedir que as ondas de rádio sejam refletidas. A obstrução das comunicações por satélite e aeronaves seria uma consequência imediata.

A radiação é a próxima questão. Em apenas alguns segundos, os viajantes aéreos seriam expostos a mais de um ano de radiação natural.

O que estamos fazendo para lidar com as tempestades solares A boa notícia é que os reguladores da indústria da aviação começaram a se preparar para as tempestades solares. A Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) das Nações Unidas está assumindo um papel mais ativo na proteção de aeronaves do clima espacial.

Os alertas de clima espacial já estão em vigor e os esforços de previsão de quatro centros globais são apoiados por 16 nações. O impacto do voo pode ser minimizado após um alerta. Resultados indesejados podem ser evitados mudando de rota e voando em altitudes mais baixas para evitar as regiões polares. No caso de uma tempestade solar significativa, também é possível que os voos sejam aterrados.

A incapacidade de prever com precisão o clima espacial com antecedência continua sendo um desafio para os reguladores. Para que as companhias aéreas reprogramem voos com eficiência, elas precisarão de um aviso de 12 a 24 horas. No entanto, os cientistas não poderão emitir tais avisos imediatamente.

Protocolos individuais de companhias aéreas para tempestades solares são encorajados. Além disso, a tecnologia de aviação está desenvolvendo proteção contra eventos solares para eletrônicos e hardware.

Diante de tudo isso, foi explicado que o piloto do cenário fictício não alteraria seu curso ou sua altitude a ponto de colidir com outros voos. Além disso, o avião voará sem esforço sobre o Pólo Norte.

Em outras palavras, as tempestades solares podem não causar a queda de aviões em breve. No entanto, isso não significa que os responsáveis ​​por nos manter seguros no ar estejam ignorando tais possibilidades.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui