Como o país enfrenta uma brutal temporada de férias de Covid, gripe e vírus sincicial respiratório (VSR), algumas autoridades locais estão pedindo o uso de máscara em ambientes fechados. Essas três infecções, que foram apelidadas de “triplademia” ou “tridemia”, estão resultando em um surto de doenças, sobrecarregando alguns hospitais e afetando milhões de americanos.
Em um briefing recente, a diretora do CDC Rochelle Walensky, MD, MPH declarou: “As hospitalizações por gripe continuam a ser as mais altas que vimos nesta época do ano em uma década”. Mais de 25.000 indivíduos foram hospitalizados na semana passada apenas com influenza, de acordo com o CDC.
Enquanto isso, em uma carta datada de 14 de novembro, a Academia Americana de Pediatria e a Associação do Hospital Infantil instaram o governo federal a declarar estado de emergência em resposta às “taxas alarmantemente altas de VSR e outras doenças respiratórias” e escassez de força de trabalho. Além disso, em 7 de dezembro, o New York Times informou que o número de casos de Covid e internações aumentou mais de 25% nas últimas duas semanas, com aumento de testes positivos.
Um médico de doenças infecciosas de Stanford confirma: “Casos de Covid, gripe e VSR estão começando a aumentar”. As autoridades de saúde pública estão aconselhando os residentes a usar máscaras em ambientes fechados como resposta.
“O aumento nos casos de gripe, VSR e Covid-19 está empurrando os hospitais para além de sua capacidade atual de leitos de UTI, algo que nunca aconteceu durante os dias mais sombrios da pandemia de Covid-19”.
Então, em 9 de dezembro, um grupo de mais de duas dúzias de oficiais de saúde e executivos de saúde em Washington emitiu uma carta conjunta “recomendando que todos usem uma máscara de alta qualidade e bem ajustada quando estiverem perto de outras pessoas em espaços fechados para se proteger contra adquirindo e espalhando essas infecções para outras pessoas”, além de manter as vacinas em dia. Como isso afeta você? O que você precisa saber sobre a tridemia e como estar seguro é fornecido aqui.
A comunidade médica, de acordo com o Dr. Winslow, não está particularmente surpresa com uma tridemia de Covid-19, gripe e VSR. No Hemisfério Norte, as infecções respiratórias são mais comuns no inverno”, explica ele. Você passa mais tempo dentro de casa e, como os vírus se espalham por aerossóis e gotículas com pequenas partículas, é mais provável que você fique exposto em um ambiente interno. Ele acrescenta que restrições de viagens mais frouxas, menos pessoas usando máscaras e baixas taxas de vacinação para gripe e Covid-19 (especialmente o reforço bivalente) também contribuem para o aumento da disseminação dessas doenças. VSR, em particular, é excepcionalmente normal – quase todas as crianças têm uma infecção por VSR no próximo aniversário, de acordo com o CDC – mas pode estar inundando agora, pois crianças jovens, concebidas pela pandemia, vão para regiões livres de limitações e são descobertas de maneira interessante, especialistas contou.
Dr. Winslow afirma que, como a resposta imune do seu corpo ao combater um desses vírus deve fornecer alguma proteção de “curto prazo” contra os outros, é improvável que você contraia vários deles simultaneamente. Como contrair até mesmo um desses vírus já é difícil o suficiente, isso é pelo menos uma notícia encorajadora. VSR pode levar a condições mais graves, como bronquiolite, uma contaminação das pequenas vias aéreas no pulmão, que é particularmente perigosa para bebês pequenos e prematuros. Adultos com sistema imunológico comprometido também têm maior probabilidade de desenvolver complicações de VSR e casos mais graves de gripe e Covid-19. Além disso, os surtos sobrepostos de Covid, gripe e VSR têm o potencial de sobrecarregar as instalações de saúde já sobrecarregadas.
Obter imunização contra o Coronavírus e a gripe é o principal método para permanecer protegido durante uma potencial tridemia, diz o Dr. Winslow. Uma vez que haverá muitas viagens, festas e tempo gasto dentro de casa durante a temporada de férias, você deve marcar suas vacinas o mais rápido possível.” Segundo o Dr. Winslow, “chegou a hora de obter as duas vacinas que são disponível e ajudará a proteger contra doenças graves, hospitalização e morte.” Não há imunização contra VSR disponível no momento, embora uma esteja sendo desenvolvida.)
De acordo com o especialista em doenças infecciosas Amesh Adalja, MD, estudioso sênior da Universidade Johns Hopkins, “quanto mais pessoas se expõe, maior a chance de ocorrer a transmissão do vírus respiratório”. Isso é algo a ter em mente ao participar de grandes reuniões. Além disso, cada evento tem sua própria dinâmica, como ventilação, estado de vacinação, etc., que impactam o risco dos participantes, acrescenta o Dr. Adalja.
De acordo com o Dr. Adalja, é essencial “incentivar as pessoas a ficar em casa quando doentes, lavar as mãos com frequência e usar uma máscara em ambientes fechados reunidos se [você estiver] em alto risco de doença grave”. Eles podem solicitar testes COVID pré-evento para indivíduos de risco extremamente alto.”
Jantar e socializar ao ar livre sempre que possível também é uma boa ideia. De acordo com o Dr. Winslow, “muitos de nós, com doenças infecciosas, ainda estamos sendo muito cuidadosos pessoalmente”. Esses são apenas pequenos passos prudentes que você pode tomar para proteger a si mesmo e aos outros.”
O mascaramento é uma das medidas preventivas mais importantes que você pode tomar para proteger a si mesmo e aos outros contra infecções em qualquer reunião social ou outra situação em que você estará perto de outras pessoas. O Dr. Walensky está capacitando a cobertura, principalmente para as pessoas que vivem em regiões com altos índices de coronavírus. Usando a página de rastreamento, você pode verificar os níveis de sua comunidade, bem como as diretrizes específicas do CDC para sua área.
Faça um teste de Covid-19 ou gripe (disponível na maioria das farmácias) e fique longe de outras pessoas se estiver se sentindo mal para evitar mais transmissão. Embora alguns casos de gripe, VSR (especialmente em adultos) e Covid-19 possam ser tratados em casa, o Dr. Winslow aconselha consultar um médico se você continuar com febre alta ou sentir falta de ar, ambos preocupantes. sintomas das três doenças.
De acordo com o CDC, outros sinais de que você deve consultar um médico para o Covid-19 incluem dor ou pressão persistente no peito, confusão, incapacidade de acordar ou ficar acordado e pele, lábios ou unhas com cor azulada. De acordo com a UCSF Health, se você sentir desmaio, dor de garganta intensa ou tosse com muito muco verde ou amarelo, consulte um médico para a gripe. De acordo com a Mayo Clinic, além de febre alta e dificuldade para respirar, pele, lábios ou leito ungueal azulados e descoloridos são sinais de alerta de que você deve consultar um médico para VSR.