InícioSaúdeMúmias podem estar infectando humanos

Múmias podem estar infectando humanos

spot_img

O México tem um grupo de múmias que talvez você não queira ver. Eles ainda estão em exibição na Cidade do México e frequentemente viajam pelo país como exposições, mas nem todos pensam que estão seguros.

Não há ameaça dessas múmias voltarem à vida, ao contrário dos filmes. Em vez disso, a vida inesperada que está causando problemas nessa área é fúngica.

O aparecimento de fungos na exibição itinerante, de acordo com o Instituto Nacional de Antropologia e História do México, levanta preocupações sobre como as múmias são tratadas e exibidas ao público. A exposição recebeu o nome de “As Múmias de Guanjuato”. No entanto, o instituto decidiu informar o público em geral devido a uma recente exposição na Cidade do México que apresentava seis múmias alojadas em caixas de vidro. Isto é especialmente significativo dado que o público em geral desconhece a estanqueidade dessas vitrines de vidro.

O instituto divulgou uma declaração que dizia: “É ainda mais preocupante que eles ainda estejam sendo exibidos sem as salvaguardas para o público contra riscos biológicos”, conforme relatado pela Associated Press. Pelo menos um dos cadáveres expostos, que o instituto examinou em novembro de 2021, parece ter proliferação de possíveis colônias de fungos de algumas das imagens publicadas.

Contaminações parasitárias perigosas de múmias definitivamente não são eventos normais, mas também não são insondáveis. De acordo com a Ciência IFL, dez dos doze cientistas que estiveram presentes na abertura da tumba polonesa do rei Casimir IV em 1970 morreram semanas após o evento, provavelmente de fungos. E esta não é a única instância documentada.

O atual espetáculo de múmias no México nunca teve a intenção de servir de modelo para a mumificação. Especialistas acreditam que os cadáveres dos séculos 19 ou 20 foram acidentalmente mumificados. Isso pode ter sido causado por um túmulo subterrâneo hermético e seco, um ambiente rico em minerais ou outro fator ambiental. Algumas das múmias realmente têm cabelo, pele e, surpreendentemente, roupas protegidas, mas há uma inegável ausência de tratamento ou outros itens de preservação normais.

Desde a década de 1860, as múmias fazem parte da cultura mexicana. Os corpos iam ser desenterrados quando as famílias dos falecidos não puderam continuar pagando os custos do enterro. Em vez de ossos empoeirados, os trabalhadores foram confrontados com corpos totalmente intactos que foram expostos devido à sua natureza preservada e capacidade de atrair clientes pagantes. As múmias estão em exibição em um museu de Guanjuato, o Museo de las Momias (Museu das Múmias), desde 1969. De acordo com a National Geographic, os primeiros visitantes viajaram para o subsolo para ver as múmias.

Em meados de 1900, as posturas e exibições da exibição da múmia assumiram um componente inconfundível de terror. Para dar a impressão de que os corpos gritavam, alguns deles tinham os braços cruzados sobre o peito e as mandíbulas abertas.

O estilo de apresentação dessas múmias atrai análises sociais há muito tempo. Segundo Gerald Conlogue, professor emérito de diagnóstico por imagem na Universidade Quinnipiac, “essas são apenas pessoas comuns que são repositórios de informações sobre o período em que viveram. Eles não devem ser um espetáculo bizarro.” Um esforço para começar a identificar as múmias começou em fevereiro de 2022.

No entanto, preocupações relacionadas à saúde agora se juntaram à crítica social. Segundo a nota do instituto, “tudo isso deve ser cuidadosamente estudado para saber se são indícios de risco para o patrimônio cultural, bem como para quem os manuseia e vem vê-los”.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui