Durante o Grande Expediente da Plenária desta segunda-feira (15), o deputado Alexandre Amaro (Republicanos) acompanhou o atual gestor e um dos fundadores da organização não governamental GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) para a apresentação das instituições e seus programas primários de subdesenvolvimento.
A GERAR é uma associação social sem fins lucrativos voltada para a gestão amigável e formação a partir de 2003 no território do Paraná com o objetivo de elevar a preparação para a geração de trabalho, remuneração e promoção da equidade social.
“É preciso apoiar instituições sérias e que realizam um trabalho que ajudem de fato a população, e o trabalho da Gerar, nesses 20 anos, impactaram mais de 500 mil pessoas e atualmente são 12 mil pessoas atendidas diretamente com ramificação por todo estado do Paraná. Eles precisam do nosso reconhecimento e da nossa ajuda com emendas parlamentares que possam minimizar um pouco estes gastos que eles têm. O terceiro setor muitas vezes consegue alcançar onde o Estado não alcança e por isso é que precisamos estar junto e dar apoio para que eles sempre consigam atender mais pessoas” enfatizou o deputado Alexandre Amaro.
O líder da GERAR, Francisco Reinord Essert, falou um pouco sobre uma associação social sem fins lucrativos que já influenciou mais de 500 mil vidas. “Nossos projetos atendem as pessoas sem custo algum, então todas estas pessoas que passaram pela GERAR nesses 20 anos foram atendidas gratuitamente. Temos hoje 400 funcionários em 29 unidades espalhadas pelo Paraná e nosso foco principal é o jovem e a preparação deles para o mercado de trabalho. Quando analisamos as estatísticas do nosso país que dão conta de que temos cerca de 450 mil jovens em medidas socioeducativas, nos preocupa, por isso estamos focados na inserção do jovem no mercado de trabalho.”
Atuando há muito tempo no Paraná, a entidade tem buscado promover a melhoria social por meio de atividades educativas e agregação no mercado de shows. Em conformidade com uma resolução internacional aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), alguns projetos e iniciativas receberam o selo do Serviço Social da Indústria (SESI), representando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A forma de atuação da organização é por meio da realização de projetos para a sociedade que combinam ações educativas com o objetivo de reduzir o desemprego e a desigualdade social; para organizações, com gestão customizada no recrutamento e avanço de novas competências e para jovens em capacitação livre proficiente para novas funções abrem portas.