A atuação das cooperativas-escola nas universidades hortícolas e de guarda florestal da rede estadual de formação foi apoiada pelos parlamentares hoje (13 de junho). O objetivo da tarefa do poder público é dar mais independência aos fazendas-escola.
Com a proposição 375/2023, o Poder Executivo afirma que será possível garantir maior eficiência e adaptabilidade às necessidades dessas instituições, permitindo a comercialização de produtos e a geração de recursos para a própria entidade. Além disso, por meio de parcerias no setor do agronegócio, colocar os alunos em contato com tecnologia de ponta para o campo e estimular o uso mais eficaz desses recursos.
23 colégios agropecuários em diversos municípios da rede estadual do Paraná produzem grãos, hortaliças e derivados de proteína animal. A atuação da Cooperativa-Escola com o projeto visa promover práticas produtivas, de gestão, comercialização e cooperativismo por meio de projetos e ações promocionais, educativas e comunitárias. As atividades incluem, mas não se limitam a plantio e colheita de grãos, manejo da pecuária, aquisição de insumos e equipamentos agrícolas, atividades educativas, visitas técnicas e melhorias na estrutura física.
A proposta foi aprovada em segundo turno, na forma de um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Uma subemenda ao plenário foi rejeitada com 32 votos contrários e oito a favor. “Inviabiliza o projeto, porque veda a parceria com entidades com fins lucrativos”, expressou o chefe do poder público na Junta, Hussein Bakri (PSD).
Com isso, “estabelecer parcerias com entidades privadas com ou sem fins lucrativos, no intuito do fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, implantação e desenvolvimento de tecnologias, manutenção e melhorias nas estruturas, insumos e incorporação de bens móveis de equipamentos e material permanente”, diz a declaração.
Além disso, no segundo turno, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) avançou o projeto 281/2022, que institui a Semana de Conscientização sobre Cuidados Paliativos no Paraná. Também foi apoiado o Projeto 111/2023, do Agente Representante Jacovos (PL), que prevê o Dia do Secretário de Segurança Pública.