A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná iniciou nesta segunda-feira (07) um ciclo de reuniões para mapear as necessidades das modalidades esportivas no estado. No primeiro encontro, os parlamentares debateram investimentos e receberam demandas das federações que cuidam do futebol no estado. A reunião contou com as presenças do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho, e do presidente da Federação Paranaense de Futsal, Anderson Andrade. De acordo com presidente da Comissão, deputado Thiago Büher (União), o objetivo do encontro é reunir estas demandas e pensar soluções para os problemas.
“A Comissão de Esportes, agora no segundo semestre, quer ouvir as federações esportivas. Começamos hoje com a Federação de Futebol e a de Futsal, que falaram suas demandas e ideias. Assim, os nossos deputados puderam ouvir e ver o quais são as demandas, tanto dos atletas, como dos profissionais, como dos presidentes. Pudemos ver de que forma a Assembleia Legislativa pode trabalhar, tanto com a questão de projetos de leis e quanto em um vínculo de aproximação com o Governo do Estado”, explicou Büher.
De acordo com o deputado, a partir destas demandas a Comissão pode realizar os encaminhamentos. “Queremos elaborar políticas públicas que melhorem o esporte. Então vamos fazer esse trabalho entre as federações e a Comissão. É uma ponte, é pra isso que a Assembleia serve, para fazer esta construção. Futuramente também queremos ouvir árbitros, atletas, enfim, todos aqueles que fazem parte da questão esportiva. É a Assembleia sempre ouvindo as demandas da população paranaense”, disse o parlamentar.
Durante o encontro, ambos presidentes fizeram explanações oferecendo um panorama das federações, como o número associados e filiados, cubes participantes, campeonatos organizados, entre outros dados. Segundo o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho, o Estado conta com 39 estádios utilizados para os campeonatos organizados pela Federação, entre os privados e os administrados pelo poder público. Ele informou que a maior demanda é na questão da estrutura das arenas, que precisam de reformas, obras de modernização e melhoria na iluminação. “Gostaríamos do apoio do governo estadual para modernizar nossos estádios, dando melhor condições para os atletas. Isso ajudaria o futebol paranaense”, disse.
O presidente da Federação Paranaense de Futsal, Anderson Andrade, informou que a modalidade tem necessidades semelhantes, com estrutura defasada dos ginásios esportivos. Segundo Andrade, é preciso realizar obras de modernização, com a reforma de pisos e banheiros e a melhoria na iluminação. “Esta reunião é muito importante para buscarmos recursos para enfrentarmos estas demandas”, completou.
Também participaram do encontro o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), Gilberto Ribeiro (PL) e Renato Freitas (PT).
FPF deveria se envergonhar de ir com chapéu na mão atrás de dinheiro público, sendo que seus jogos todos tem bilheteria paga. O que realmente importa não foi tratado que é a questão da insegurança durante os jogos.