O jornalista politico Aroldo Murá informa que é esperado a designação no Diário Oficial da União do novo diretor geral de Itaipu, Almirante Anatalício Risden Junior, hoje diretor financeiro da empresa. O novo diretor geral substituirá o general João Ferreira, “um ser humano raro, que não pode ser culpado pela falta de orçamento e pela não fixação das tarifas de Itaipu”, disse ao site um primeiro escalão da Binacional, adicionando:
– Muitas cabeças vão rolar, no primeiro e segundo escalões de Itaipu, lado brasileiro. É só aguardar… Para breve.
Essas anunciadas demissões de cargos em comissão de grande envergadura podem estar vinculadas ao ”baile” que o lado paraguaio de Itaipu deu no staff brasileiro, e cujas recusas de apreciação das novas tarifas, vêm colocando num beco sem saída as grandes obras da Itaipu. A principal delas, a Ponte da Integração.
O novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Vice-Almirante da Marinha Anatalicio Risden Junior, tem 65 anos. Nasceu em Curitiba, Paraná. É militar da reserva, com mais de 40 anos na ativa de serviços prestados à Marinha do Brasil.
É bacharel em Ciências Navais, com especialização em Intendência para Oficiais e pós-graduação em Administração Financeira pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É Mestre em Ciências Navais e Doutor em Altos Estudos de Política e Estratégia Marítimas. Foi consultor da FGV de 2015 a 2019.
Tem ampla experiência em administração e economia do setor público, finanças governamentais, orçamento público, operações de crédito internacionais e estruturação de projetos complexos de Defesa, em relação à vertente orçamentária e financeira.
No período de março de 2008 a agosto de 2015 foi diretor de Coordenação do Orçamento da Marinha (COrM), constituindo o elo entre a Força Naval e os demais entes do orçamento federal, entre eles, os ministérios da Defesa, da Fazenda e do Planejamento.
Almirante Risden assumiu o cargo de diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional em 26 de fevereiro de 2019, posto que deixa para ocupar a Diretoria Geral Brasileira.
Além de inúmeras condecorações e prêmios nacionais recebidos – entre eles os de Emérito Cidadão de Curitiba e de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu –, desempenhou ainda importantes trabalhos em Comissões Especiais, como:
- Recebimento do Navio-Escola “Brasil” no Estaleiro Construtor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ);
- Assessor Parlamentar do Comando da Marinha;
- Subchefe da Estação Brasileira “Comandante Ferraz”, na Antártica;
- Ajudante de Ordem do Presidente da República;
- Presidente do Conselho Fiscal da AMAZUL;
- Diretor do Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha;
- Diretor do Depósito de Material Comum da Marinha.