A saúde mental das mamães no Paraná receberá mais atenção graças a uma iniciativa aprovada pelos deputados estaduais. As alterações emocionais relacionadas às exigências impostas pela maternidade motivaram o projeto de lei que começou a tramitar em Plenário, na Assembleia Legislativa do Paraná.
A iniciativa 355/2023, da deputada Cloara Pinheiro (PSD), institui o Dia de Mobilização a Favor da Saúde Mental Materna, a ser realizado anualmente na segunda-feira após o segundo domingo do mês de maio, quando é comemorado o Dia das Mães.
A deputada defende que instituir este dia de cuidados especiais com a saúde mental materna se justifica pela necessidade de acolhimento às mulheres que, em razão da maternidade e suas consequências, ficam sobrecarregadas de trabalho e de responsabilidades. Ela lembrou que a saúde mental abrange a integridade emocional, psicológica e social e está relacionada aos sentimentos, às interações sociais, à satisfação com a vida, entre outros pontos.
“Cabe lembrar que as emoções, reações, pensamentos e atitudes das mulheres, enquanto mães, variam de acordo com as suas experiências individuais. Neste sentido, os cuidados com a saúde mental materna podem ser decisivos para definir o nível de qualidade de vida e de bem-estar da mãe e, consequentemente, de seus filhos”, explicou a parlamentar
De acordo com o projeto, poderão ser promovidas e incentivadas ações de conscientização, como formação de grupos de apoio às mães com a supervisão de profissionais de saúde mental; grupos direcionados a prestar serviços de caráter especial as mães que cuidam dos filhos, podendo tratar-se tanto de cuidados estéticos quanto aos relacionados a saúde emocional; e, ainda, realização de palestras, seminários e eventos relacionadas ao tema.