27.5 C
Paraná
domingo, novembro 24, 2024
spot_img
InícioCiênciaEstudo revela quais raças de cães vivem mais

Estudo revela quais raças de cães vivem mais

spot_img

A famosa expressão “Todos os cães vão para o céu” adquire uma nova perspectiva em um recente estudo que analisou os períodos de vida de quase 600.000 cães, representando mais de 150 raças. Os resultados revelaram que raças maiores e aquelas com rostos achatados geralmente apresentam períodos de vida mais curtos em comparação com seus colegas menores e aqueles com focinhos mais alongados. Além disso, observou-se que cães fêmeas tendem a viver ligeiramente mais do que os machos.

O estudo, baseado em dados compilados de registros de raças, seguradoras de animais de estimação, registros veterinários e outras fontes, destaca a diversidade nos períodos de vida caninos entre várias raças. Enquanto o período médio de vida de todos os cães foi de 12,5 anos, as variações específicas da raça foram substanciais. Por exemplo, Lancashire heelers, cães de pastoreio pequenos, ostentavam um período médio de vida de 15,4 anos, enquanto os maiores cães pastores caucasianos tinham uma média de apenas 5,4 anos.

A pesquisa categoriza as raças em grupos com base no tamanho geral do corpo (pequeno, médio, grande) e na forma da cabeça (rosto achatado, proporções médias, rosto longo). Raças pequenas exibiram um período médio de vida de 12,7 anos, superando seus homólogos maiores com uma média de 11,9 anos, consistente com pesquisas anteriores em mamíferos.

Raças de rosto achatado, conhecidas como braquicefálicas, tiveram um período médio de vida de 11,2 anos, apresentando preocupações com a saúde devido aos seus focinhos curtos. Por outro lado, raças de focinho médio e longo exibiram períodos médios de vida de 12,8 e 12,1 anos, respectivamente. Certas características da raça, como tamanho menor e focinhos mais longos, parecem contribuir para períodos de vida mais longos.

A história evolutiva também desempenhou um papel, com raças intimamente relacionadas exibindo períodos de vida mais semelhantes. O estudo observou que cães de raça pura, como grupo, tendiam a ter períodos de vida mais longos (12,7 anos) em comparação com cães cruzados (12,0 anos). Isso contradiz algumas pesquisas anteriores, enfatizando a complexidade dos fatores que influenciam a saúde canina.

Os pesquisadores concluem que são necessárias investigações adicionais para entender as razões subjacentes às variações nos períodos de vida entre raças diferentes. O estudo serve como um ponto de partida valioso para explorar e melhorar o bem-estar de diversas populações caninas.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui