25.3 C
Paraná
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
InícioGeralMascar chicletes pode aliviar estresse e ajudar a se...

Mascar chicletes pode aliviar estresse e ajudar a se concentrar

spot_img


Se está se sentindo desanimado ou estressado, mastigar um pedaço de chiclete pode ajudá-lo a se concentrar na tarefa em mãos – é o que algumas empresas de doces afirmam.

Vários estudos sugerem que mastigar chiclete tem alguns benefícios para a saúde mental, podendo ajudá-lo a se concentrar melhor no trabalho ou na escola e reduzir o estresse. Um estudo de 2018 encontrou uma ligação entre o aumento do desempenho de aprendizado e a mastigação de chiclete, enquanto um estudo de 2015 relacionou a mastigação de chiclete com maior produtividade e vigilância. Um estudo de 2009 também descobriu que mastigar chiclete afetou positivamente o humor, reduzindo os níveis de ansiedade e estresse.

A neuropsicóloga Sanam Hafeez explica que há algumas razões biológicas pelas quais mastigar chiclete pode ter esse efeito. “Mastigar chiclete pode ajudar algumas pessoas a se concentrarem melhor devido à sua capacidade de aumentar a alerta e a função cognitiva por meio do aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro”, diz ela. “O ato de mastigar chiclete pode estimular a atividade neural, potencialmente resultando em melhor concentração e capacidade de atenção durante tarefas que exigem esforço mental.”

Jessica Plonchak, assistente social clínica, acrescenta que mastigar chiclete também funciona como um alívio do estresse, pois essencialmente é um “brinquedo de dedilhar da boca”. Embora o mecanismo por trás disso não seja totalmente compreendido, Plonchak observa: “Tem a ver com o ‘arousal induzido pela mastigação’, que essencialmente significa que a mastigação contínua estimula nossos cérebros e nos permite nos concentrar intensamente no trabalho em mãos.”

Apesar dos benefícios mentais, mastigar chiclete em excesso pode acarretar problemas de saúde. Segundo a Clínica Cleveland, mastigar chiclete em excesso pode ser prejudicial para a mandíbula, pois coloca uma pressão repetitiva nos músculos da mandíbula e na articulação temporomandibular (ATM), que conecta a mandíbula ao crânio. Esse movimento constante pode levar a desconforto na mandíbula, fadiga muscular e contribuir para problemas relacionados à mandíbula ao longo do tempo.

Além disso, mastigar chiclete pode afetar seu sistema gastrointestinal, causando a ingestão de ar, o que pode resultar em gases e inchaço. Além disso, consumir grandes quantidades de sorbitol, um adoçante artificial encontrado em muitas marcas de chiclete sem açúcar, pode causar inchaço e até diarreia.

Embora o chiclete possa estar associado a uma melhor concentração, nem todos encontrarão útil. Hafeez observa que, para algumas pessoas, mastigar chiclete pode ser distrativo – não apenas para elas, mas também para os outros. “O barulho da mastigação ou o movimento constante da mandíbula pode interromper a concentração ou ser considerado socialmente inadequado”, diz ela. Além disso, pessoas no ambiente de trabalho que sofrem de misofonia, ou seja, que têm aversão ao som da mastigação, podem não gostar que você esteja mastigando chiclete – mesmo que isso o ajude a se concentrar.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui