No primeiro trimestre de 2024, os empregos vinculados às Atividades Características do Turismo (ACT’s) registraram um aumento significativo de 20,53% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados, provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal, revelam que 2.061 pessoas foram empregadas na cadeia produtiva do turismo neste ano, em contraste com as 1.710 registradas em 2023, considerando contratos celetistas, ou seja, com carteira assinada.
As ACT’s abrangem oito atividades específicas do turismo, incluindo empregos em agências e operadoras, alojamentos, aluguel de automóveis, atividades desportivas e recreativas, atividades culturais, serviços de alimentação e transporte aéreo, aquaviário, ferroviário e rodoviário.
O setor de transporte rodoviário liderou em registros de empregos com carteira assinada, com um crescimento notável de mais de 6.000%, totalizando 190 empregos diretos gerados neste ano, comparados com apenas três no mesmo período do ano anterior. Da mesma forma, os serviços de alimentação apresentaram um saldo positivo, com 999 registros neste ano em comparação com 891 no ano passado.
O secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, atribui esse crescimento ao investimento do Governo do Estado na atividade turística como uma importante fonte de renda para a população. “Ao valorizar os empreendedores das atividades relacionadas ao setor, o Estado incentiva os empresários a apostarem no turismo como uma atividade econômica, gerando emprego e renda para os paranaenses”, afirmou.
As regiões turísticas que mais contrataram foram Rotas do Pinhão (549), Campos Gerais (141) e Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (100).