A PCPR resgatou uma mulher de 51 anos que estava em situação análoga à escravidão em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, na última quinta-feira (23 de maio). A vítima foi encontrada após denúncias anônimas relatarem o abandono de cinco crianças e adolescentes em um condomínio, sem a presença de um responsável.
Ao irem ao local, acompanhados do Conselho Tutelar, os policiais localizaram a mulher, que disse ter sido contratada pelo pai das crianças para cuidar delas por 10 dias, enquanto ele viajava a trabalho. Porém, ela já estava há mais de 25 dias cuidando incessantemente de duas adolescentes de 16 anos e três crianças de 3, 7 e 9 anos.
De acordo com a delegada Ana Paula Carvalho, a situação caracteriza redução à condição análoga à de escravo, pois a vítima era submetida a jornadas exaustivas, sem poder se ausentar, já que não podia deixar os menores sozinhos.
Após ser resgatada e prestar depoimento na delegacia, a mulher foi liberada. Já as cinco crianças e adolescentes foram encaminhadas ao Conselho Tutelar e a uma instituição de acolhimento.
A Polícia Civil dará continuidade às investigações para esclarecer completamente o caso. O paradeiro do pai das crianças, que teria contratado a vítima, ainda é desconhecido.