Uma produção audiovisual de Maringá acaba de alçar novos voos e ganhar projeção nacional. O filme “O Armário Mágico”, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti – principal incentivo à cultura do município – em 2019, estreou recentemente na Amazon Prime Video e em outras cinco plataformas de streaming: Google Play, Claro TV, Vivo Play, iTunes e Microsoft Play.
O longa-metragem, cuja maior parte da produção ocorreu nas produtoras locais Desatino Filmes e Diamante Filmes, chegou às plataformas no modelo TVOD (aluguel e venda de conteúdo). Escrito e produzido por Eliton Oliveira e dirigido por Érico Alessandro, “O Armário Mágico” contou com recursos de R$ 300 mil do edital exclusivo para o audiovisual do Prêmio Aniceto Matti, em parceria com a Agência Nacional do Cinema e o Fundo Setorial do Audiovisual.
O prefeito Ulisses Maia enaltece a importância do Prêmio Aniceto Matti para fomentar projetos culturais locais. “Maringá é uma cidade cultural, com muitos artistas talentosos. Nos orgulhamos de ver uma produção contemplada pelo Aniceto Matti ir além e ganhando o Brasil”, frisa.
Para Eliton Oliveira, “o Prêmio foi um divisor de águas, possibilitando a produção com qualidade de cinema e abrindo portas para ‘O Armário Mágico’ chegar às salas, TVs e plataformas de streaming. Na tela, é uma obra que aparenta ter custado muito mais, pois trouxemos excelentes profissionais comprometidos técnica e artisticamente. Estamos furando a bolha local.”
O enredo acompanha a amizade entre um senhor imigrante polaco, Zygmunt (Renato Novaes), e um menino judeu, Milo (Rafael Pereira), escondido pelos pais por ser perseguido por um grupo de neonazistas durante a 2ª Guerra. Em um vilarejo do Sul, Milo se esconde com a ajuda de um armário mágico na casa de Zygmunt. O elenco tem nomes como Cris Carniato, André Anelli e Andressa Phamela.