Com a entrega do Contorno de Jandaia do Sul e a retomada das obras do Contorno de Palotina, oficializadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na semana passada, o Paraná acelera o andamento do cronograma de entregas de novas rodovias, desafogando o trânsito pesado de centros urbanos. Ao todo, o investimento vai superar R$ 870 milhões para mais de 100 quilômetros. Entre os concluídos, além de Jandaia do Sul, estão o de Francisco Beltrão, Pato Branco, Wenceslau Braz, Marechal Cândido Rondon, Peabiru, a duplicação do Contorno de Cascavel e os dois contornos ligados à pavimentação da Estrada Boiadeira, em Icaraíma e Santa Eliza, distrito de Umuarama.
O Contorno de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, tem início logo após o limite com Cambira e segue pelo norte do município até o trevo rodoviário da BR-376 (acesso para Mandaguari) com a BR-369 (acesso para o distrito de São José). Ele recebeu investimento de R$ 179 milhões, fruto de um acordo judicial com a Viapar, e tem seis quilômetros de extensão. Outras entregas recentes foram em Wenceslau Braz, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon. O do Norte Pioneiro viabiliza a ligação entre a PR-092 e a PR-422, facilitando os acessos a Santana de Itararé e São José da Boa Vista, e também à divisa entre Paraná e São Paulo. Ele tem três quilômetros de extensão, foi inaugurado em agosto do ano passado, e recebeu R$ 12 milhões de investimento. Também em agosto, Francisco Beltrão recebeu um novo trecho da PR-475, ou Contorno Noroeste José Richa, que resolve um gargalo logístico da cidade mais populosa do Sudoeste. O investimento, de mais de R$ 48 milhões simboliza o encerramento de uma espera de anos dos beltronenses para a retirada do trânsito pesado de dentro da cidade. São 5,6 quilômetros de extensão.
O governador também inaugurou em maio deste ano o Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon, na região Oeste. O trecho de seis quilômetros é uma nova rodovia, batizada de PR-970, que permite uma ligação mais ágil e segura entre a PRC-467 e a BR-163. O Governo do Estado investiu R$ 38 milhões na obra, que era aguardada há dez anos pela população. Em Pato Branco, o Contorno Noroeste (PR-916), inaugurado em 2021, liga a BR-158 à PR-493 tira o tráfego pesado do perímetro urbano da cidade, equacionando os problemas de circulação. São 5,28 quilômetros, num investimento de R$ 28 milhões. Em Peabiru, o investimento, dentro do acordo com a Viapar, foi de R$ 106 milhões. Foram construídos seis quilômetros de uma rodovia que liga a PR-317 ao norte da cidade com a PRC-158 ao sul.
Uma das obras mais emblemáticas não é uma construção, mas uma duplicação. O governador Ratinho Junior inaugurou em novembro do ano passado a duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, na região Oeste. O empreendimento, fruto de um investimento de R$ 123 milhões. A obra no contorno contemplou 14,28 quilômetros de construção de pistas paralelas ao antigo contorno e uma nova via de acesso de 4,79 quilômetros entre o contorno e o centro da cidade, por meio da Avenida Brasil e da Avenida das Torres. Ao todo mais de 500 mil moradores de Cascavel serão beneficiados diariamente pela duplicação do trecho.
Por fim foram construídos dois contornos na pavimentação da Estrada Boiadeira, concluída em 2023. Foram investidos mais de R$ 281 milhões na obra como um todo. O contorno de Icaraíma tem 10 quilômetros de extensão e o de Santa Eliza, 3,9 km. Nesse momento estão em andamento as obras e projetos de outros contornos. Com o cronograma bem avançado, o Contorno Norte de Castro deve ser concluído nos próximos meses. Os condutores terão uma nova opção de ligação entre a PR-151 e a PR-090, retirando o tráfego de veículos pesados do perímetro urbano e facilitando o acesso às grandes indústrias locais. São 15,6 quilômetros de rodovia nova.