11.7 C
Paraná
segunda-feira, novembro 25, 2024
spot_img
InícioCiênciaComo crescem os buracos negros

Como crescem os buracos negros

spot_img

Buracos negros são como os magos do universo – objetos astronômicos tão densos que sua gravidade é um truque de desaparecimento cósmico. Nem mesmo a luz, a viajante mais rápida do cosmos, consegue escapar desse show de ilusionismo espacial. O horizonte de eventos é como a cortina do palco: o que entra, não volta mais.

Nosso universo está pontilhado desses artistas gravitacionais. Alguns são como mágicos de rua, espalhados pelas galáxias. Outros são verdadeiros ilusionistas de arena, os buracos negros supermassivos, que se apresentam no centro das galáxias. Esses gigantes podem pesar de um milhão a um bilhão de vezes mais que nosso Sol – um número de fazer qualquer balança tremer!

Como astrônomo, sou uma espécie de crítico desses shows cósmicos. Estudo os primeiros buracos negros supermassivos do universo, tentando entender como esses artistas estelares aprenderam seus truques.

A carreira de um buraco negro pode começar de diferentes formas. Os menores nascem quando grandes estrelas fazem seu ato final, implodindo sob seu próprio peso. Já os supermassivos são como os grandes mistérios da mágica – algumas teorias sugerem que eles se formam quando muitas estrelas colidem, como um grande acidente em câmera lenta no palco cósmico.

Na maior parte do tempo, esses mágicos cósmicos são invisíveis. Mas podemos detectá-los observando as estrelas que orbitam ao seu redor, como assistentes em um número de levitação. Quando um buraco negro está “faminto”, ele se torna o centro das atenções, brilhando como um anel de fogo no palco galáctico.

O filme “Interestelar” nos mostrou como esses artistas cósmicos agem. Na vida real, nossa melhor imagem vem do Telescópio Horizonte de Eventos, mostrando o buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87 – uma foto borrada, mas a mais nítida já tirada de um mágico tão distante!

Não se preocupe, esses ilusionistas cósmicos não vão engolir todo o universo. Eventualmente, ficam sem “público” por perto e voltam a ser invisíveis. Então, continue aplaudindo e fazendo perguntas sobre esses misteriosos artistas do cosmos – o show deve continuar!

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui