Os 2.104 colégios da rede estadual de ensino estão prontos para receber cerca de 1 milhão de estudantes que retornam às aulas nesta quarta-feira (24 de julho). Após o recesso escolar, que ocorreu entre os dias 08 e 23 de julho, o segundo semestre letivo começa com uma merenda ainda mais saudável, acolhimento aos intercambistas recém-chegados do programa Ganhando o Mundo e novas tecnologias pedagógicas para enriquecer o aprendizado.
“Reconhecemos que diversas iniciativas implementadas na rede estadual no primeiro semestre letivo, algumas delas pela primeira vez, tiveram um impacto positivo e significativo na rotina dos estudantes. Por isso, vamos continuar com as boas práticas já estabelecidas e introduzir outras novidades, focando especialmente na melhoria do aprendizado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Reafirmando o compromisso de oferecer uma alimentação escolar cada vez mais saudável, neste segundo semestre de 2024, a rede estadual de ensino do Paraná continuará a oferecer arroz e feijão orgânicos nas refeições dos alunos. Essa iniciativa, que estreou no cardápio este ano, não apenas promove hábitos alimentares saudáveis, mas também apoia a agricultura familiar e sustentável.
“No primeiro semestre, investimos R$ 37 milhões na compra de alimentos de pequenos agricultores, dentro de um total de R$ 265 milhões destinados a todos os tipos de alimentos oferecidos”, explica Miranda.
Além do arroz e feijão orgânicos, a alimentação escolar no próximo semestre continuará a ser baseada em práticas cada vez mais saudáveis. A substituição da margarina por manteiga, barrinhas de cereal e sucos de frutas sem adição de açúcar, adoçados naturalmente com suco de maçã, são exemplos de mudanças que já estão em vigor.