Na quarta-feira (23/2), secretários municipais da Educação se reúnem, no Rio de Janeiro (RJ), para debater estratégias de aprendizagem na rede pública de ensino.
O encontro dá continuidade à reunião do mês passado, em São Paulo (SP), quando os gestores da área avaliaram os efeitos da pandemia da covid-19, que manteve os estudantes no ensino remoto por cerca de um ano e meio. Em Curitiba, os conteúdos foram veiculados pela TV Escola Curitiba.
Participaram da primeira reunião a secretária municipal da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila, o secretário de São Paulo, Fernando Padula; Janaína Audino, gestora da pasta em Porto Alegre (RS); Frederico Amâncio, secretário de Recife (PE); e Renan Ferreirinha, do Rio.
“O compartilhamento de ideias e experiências é fundamental. Nossa intenção é garantir o direito à educação e a segurança de todos neste momento. Estamos debatendo as boas práticas, protocolos sanitários e questões pedagógicas”, explica Maria Sílvia.
Em Curitiba, as aulas retornaram dia 14 de fevereiro, no formato presencial. Para subsidiar o trabalho em sala de aula, a rede pública municipal conta com os Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição, elaborados pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal da Educação, com base na produção do ano letivo de 2020.
O material está disponível no site da Educação.