O Paraná registrou nesta terça-feira (13) o dia mais frio de 2024, com temperaturas chegando a -5,3°C em General Carneiro e sensação térmica de -9,2°C. Em várias cidades, as temperaturas foram as mais baixas do ano, como em Curitiba, onde os termômetros marcaram mínima de 1,4°C, com máxima de 12°C. As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
As temperaturas negativas foram especialmente observadas nas cidades do Sul do Estado. Os cinco municípios mais frios foram General Carneiro (-5,3°C); Palmas, no Sudoeste (-3,6°C); São Mateus do Sul (-3,4°C); Castro, nos Campos Gerais (-2,8°C); e Pinhão, no Centro-Sul (-2,6°C). Ao todo, 15 cidades entre as 57 com estações de medição registraram temperaturas abaixo de zero. Paranaguá teve a temperatura mais alta no início da manhã, com 8,6°C.
Segundo o meteorologista William Max de Oliveira Romão, do Simepar, essa queda drástica nas temperaturas se deve a um fenômeno climático específico. “Atualmente, um anticiclone está sobre o Paraná, que é uma massa de ar de alta pressão que traz o ar frio das camadas superiores da atmosfera para a superfície. Isso resulta nas temperaturas mais baixas, devido à retenção desse ar”, explica.
O Simepar também prevê que essa pressão atmosférica começará a se afastar do continente a partir desta quinta-feira (15), permitindo a entrada de um sistema de baixa pressão que trará uma elevação gradual nas temperaturas.
Para os próximos dias, a previsão indica mínimas de 7°C e máximas de 24°C no Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e no Leste do Paraná. No Sul, as temperaturas variam entre 10°C e 24°C, enquanto no Sudoeste os termômetros devem marcar entre 13°C e 25°C. No Norte do Estado, a mínima será de 11°C e a máxima de 33°C, enquanto no Noroeste as temperaturas ficarão entre 14°C e 30°C. No Norte Pioneiro, a mínima será de 10°C e a máxima de 29°C.
Antes da elevação das temperaturas, há previsão de geada. Nesta quarta-feira (14), o fenômeno deve ocorrer com mais intensidade em Guarapuava, no Centro do Estado, em Palmas e Pato Branco, no Sudoeste, e em União da Vitória, no Sul. Geadas moderadas são esperadas em Curitiba e Região Metropolitana, Lapa, Jaguariaíva, Ponta Grossa e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, assim como em Cascavel, na região Oeste, e Palmital, na região Central. Na quinta-feira, a geada deve ser mais branda, com possibilidade apenas na Lapa e União da Vitória.