Na noite de quarta-feira (14), a Receita Federal realizou uma apreensão significativa no Terminal de Contêineres de Paranaguá, no litoral do Paraná, confiscando 56,5 kg de cocaína. A droga foi encontrada em mochilas dentro de um contêiner carregado com compensados de madeira, que estava destinado à França.
A detecção da cocaína foi possível graças à análise de imagens de escâner e à confirmação de uma cadela especializada em faro. A investigação revelou que a droga foi inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador. Junto com a cocaína, foram encontrados um alicate usado para abrir o contêiner e o lacre original do compartimento.
Com essa apreensão, o total de cocaína confiscada pela Receita Federal no porto de Paranaguá em 2024 sobe para 1.206,5 kg, marcando a décima terceira apreensão do ano.
Operação Looping
A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, iniciou a Operação Looping, destinada a desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico transnacional de drogas. Essa organização operava principalmente nos portos do sul do Brasil, incluindo Paranaguá. As investigações revelaram que o grupo criminoso usava táticas sofisticadas, como a cooptação de funcionários portuários e a criação de empresas de logística e transporte para facilitar o tráfico.