Os surfistas brasileiros Tatiana Weston-Webb e Ítalo Ferreira garantiram suas vagas no WSL Finals, a etapa final que decide os campeões mundiais da temporada, após a conclusão da última etapa da temporada regular do Circuito Mundial de Surfe na última sexta-feira (23), em Fiji.
Tatiana assegurou sua participação na etapa decisiva ao conquistar o vice-campeonato em Fiji. Precisando alcançar a final para garantir sua vaga no WSL Finals, ela foi superada pela jovem canadense Erin Brooks, de 17 anos, nas ondas de Cloudbreak.
“Eu falei com o Jessé [Mendes, seu marido] antes da bateria, que estava nervosa. Acordei às 4h e não consegui dormir mais. Mas mantive a confiança comigo e confio no plano de Deus para mim. É uma honra fazer parte do Finals e acho que este ano foi muito bom para o surfe feminino. Obviamente, um ano especial para mim, ganhando uma medalha de prata nas Olimpíadas e agora estar no WSL Finals”, comentou Tatiana após sua vitória na semifinal contra Tyler Wright.
Tatiana, que entra no WSL Finals como quinta colocada do ranking feminino, enfrentará a australiana Molly Picklum na primeira disputa pelo título mundial. A vencedora desse duelo enfrentará Brisa Hennessy, da Costa Rica, terceira colocada no ranking. A ganhadora deste confronto enfrentará a atual campeã mundial e campeã olímpica Caroline Marks. Quem seguir avançando na competição terá como adversária a norte-americana Caitlin Simmers.
No torneio masculino, Ítalo Ferreira será o único representante do Brasil. O surfista potiguar garantiu a quinta posição no ranking masculino e começará sua jornada no WSL Finals contra o australiano Ethan Ewing. O vencedor desse embate enfrentará Jack Robinson, também da Austrália. Na sequência, o adversário será o norte-americano Griffin Colapinto, antes da grande decisão contra o havaiano John John Florence.
Este ano, o WSL Finals promete disputas acirradas, especialmente para os brasileiros que buscam superar adversários de alto nível e conquistar os títulos mundiais em suas respectivas categorias. A performance dos atletas ao longo da temporada indica que tanto Tatiana quanto Ítalo têm potencial para surpreender e alcançar o topo do pódio.