O candidato a vice-prefeito pela Frente Progressista de Esquerda, reunindo o PDT, o PSB, o PCdoB, o PT e o PV, Goura Nataraj foi sabatinado por alunos do curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do Instituto Federal do Paraná (IFPR), na Praça de Bolso do Ciclista, em Curitiba. A pauta da reportagem foi o aniversário de um ano da Lei da Arte Urbana, que desburocratiza e legitima esta expressão.
A lei foi proposta pela vereadora Professora Josete (PT) e o então vereador Goura há cinco anos e simplifica o processo de autorização para o artista e donos da superfície em que será feita a obra. De acordo com a regulamentação, os grandes murais de grafite deixam de se enquadrar, por exemplo, na Lei 8471/1994, sobre a publicidade ao ar livre. “A cidade fica mais rica e mais estimulante com a arte urbana”, explica Goura.
A lei também trata da formação de parcerias e financiamento dos artistas, fazendo com que a divulgação dos apoiadores de cada arte – como logos ou texto dos patrocinadores – passa a ser considerado mecenato, em vez de publicidade, desde que não ocupe mais que 5% da obra. “Entendemos que a cidade pode ser um palco para expressão e para o debate. Os espaços podem ser mais aproveitados”, completa o candidato.
Goura concedeu a entrevista na Praça de Bolso do Ciclista, espaço que ajudou a criar em 2014 com outros cicloativistas antes mesmo de ser vereador. A praça na rua São Francisco tem instalações artísticas, espaço para projeção de filmes ao ar livre e foi local de feira de orgânicos.