O governo do Paraná lançou uma campanha para ampliar a conscientização masculina no combate à violência contra a mulher, com uma série de palestras e ações educativas em instituições públicas, empresas e escolas, visando prevenir crimes.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) disse que a intenção é promover uma transformação cultural e alertar que nenhum homem deve agir como se tivesse posse sobre uma mulher. “Queremos acabar com a figura do ‘machão de cozinha’, que se sente dono da mulher. É preciso que o homem entenda que não pode cometer nenhum tipo de violência, seja física, sexual, psicológica ou emocional. E quem violar esses princípios será punido com rigor”, afirmou o governador.
O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, endossou as palavras de Ratinho Junior e falou de como será fortalecida a rede de proteção às vítimas de violência, com a inclusão de homens nas ações preventivas e a realização de palestras, conduzidas por delegados e policiais militares, abordando temas como os direitos das mulheres, as tipificações penais dos crimes de violência de gênero e o papel crucial dos homens no apoio a essas discussões.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte (PSD), ressaltou a importância de integrar esta nova medida às ações já em andamento pelo Governo do Estado. “Temos várias iniciativas focadas nas mulheres que têm avançado, mas é uma discussão que precisa englobar toda a sociedade. Por isso, um projeto que enfatiza a conscientização masculina é tão vital”, concluiu.
Apoiam a proposta, o vice-governador Darci Piana; a primeira-dama Luciana Saito Massa; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o secretário de Saúde, César Neves; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Antonio Tordoro; a controladora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva; o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson Silva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco Figueiredo Júnior; a diretora-geral do Departamento de Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre dos Santos; o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki; os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Márcia Huçulak, Flavia Francischini, Fábio Oliveira e Pedro Paulo Bazana; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Machado Camargo; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti; e outras autoridades.