A eleição municipal de 2024 está se aproximando, o primeiro turno acontece no dia seis de outubro e o segundo, em 27 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda aos brasileiros para atualizerem o aplicativo e-Título com antecedência para evitar filas durante o processo de votação.
O TSE alerta que deixar a atualização para os últimos dias pode gerar “filas virtuais” devido ao grande número de acessos simultâneos, o que pode prejudicar a conexão.
Para atualizar o e-Título, basta acessar a loja de aplicativos Google Play ou Apple Store, conforme o tipo de dispositivo, e clicar em “atualizar”. O TSE informou que a versão mais recente, lançada em 1º de setembro, traz melhorias na biometria e na consulta ao local de votação, além de otimizações no desempenho.
Apesar da praticidade do e-Título, o TSE lembra que, para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Quem optar por se identificar apenas com o e-Título precisa ter uma foto registrada no aplicativo, disponível apenas para eleitores que realizaram o cadastramento biométrico.
Lançado em 2017, o e-Título oferece diversas funcionalidades, como consulta do local de votação, justificativa de ausência, emissão de certidões, pagamento de multas e até a inscrição como mesário voluntário.