A Operação Conectividade, mobilizando mais de 800 policiais em 28 municípios do Paraná prendeu 12 pessoas em flagrante e apreendeu 3,4 toneladas de fios de cobre, desarticulando diversas quadrilhas envolvidas no furto e roubo da fiação elétrica nos postes da Copel ou das empresas de telecomunicações ou de residências vazias, resultado da fiscalização de 221 alvos.
As novas fiações de fibra ótica continuam sendo roubadas, mesmo tendo um valor baixo de revenda por parte dos ladrões, já que não feitas de cobre.
A ação contou com a participação das Polícias Civil, Militar, Penal e Científica e o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância da operação para combater esses crimes, que não apenas geram prejuízos econômicos e sociais, mas também afetam serviços essenciais, como energia e telecomunicações. “A parceria com empresas de telefonia e com a Copel tem sido crucial para identificar e atuar em áreas críticas”, afirmou.
A operação é fruto de um diagnóstico elaborado por um Grupo de Trabalho da SESP, que identificou três frentes de enfrentamento ao crime: intensificação da fiscalização e repressão, ações simultâneas em diversos pontos do estado, e a elaboração de um relatório técnico com diretrizes de prevenção junto às operadoras.
O porta-voz da Polícia Militar do Paraná, 1º tenente Maycon, explicou que, por meio de investigações e apoio das agências locais de inteligência, foram identificadas áreas com maior incidência de furtos de cobre, permitindo a execução da operação de maneira estratégica.