Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência, que oferece vagas para intercâmbio na Universidade Provincial de Kyoto (KPU), no Japão. São disponibilizadas até duas vagas para estudantes de graduação e até duas para pós-doutorado.
O programa tem como objetivo proporcionar a estudantes de graduação envolvidos ou que já participaram de estágios de Iniciação Científica, bem como a pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Paraná, a oportunidade de realizar mobilidade internacional por até seis meses. A duração do intercâmbio dependerá das áreas prioritárias estabelecidas para a cooperação.
Eliane Segati Rios, assessora de projetos estratégicos internacionais da Fundação Araucária, explica que o programa funciona em fluxo contínuo, à medida que novas parcerias são firmadas com universidades internacionais. Ela ressalta que, neste edital específico, a seleção será inteiramente conduzida pela Universidade Provincial de Kyoto.
O programa visa promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação em rede por meio da concessão de apoio financeiro para a realização de mobilidade internacional em projetos que demonstrem aderência ao “Paraná 2040 – Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I)”.
No caso da parceria com a Universidade Provincial de Kyoto, o período do intercâmbio será entre abril e setembro de 2025. O Programa Ganhando o Mundo da Ciência envolve sete países. O primeiro acordo foi firmado com a Universidade de Alberta no Canadá, com a mobilidade em todos os níveis, e a Kyoto Prefectural University é a segunda.
Serviço:
Inscrições: As inscrições devem ser feitas aqui até o dia 15 de outubro
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail kokusai@kpu.ac.jp.
Acesse aqui para ter acesso aos critérios e documentação exigida pela Universidade Provincial de Kyoto.
O resultado deve ser divulgado a partir de 1º de dezembro de 2024.