O eclipse anular do Sol, que ocorrerá na próxima quarta-feira, dois de outubro de 2024, por volta das 17h50 poderá ser observado nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, especialmente nas áreas mais ao sul. O fenômeno acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, mas sem cobrir completamente o disco solar, resultando no efeito visual conhecido como “anel de fogo”. Esse efeito ocorre porque, apesar de a Lua estar mais próxima da Terra, seu tamanho aparente não é suficiente para bloquear o Sol totalmente.
A visualização do eclipse como anular será restrita a uma faixa estreita que atravessa o Oceano Pacífico, Atlântico e o extremo sul da América do Sul, incluindo países como Chile e Argentina.
No eclipse de outubro de 2023, o Observatório Nacional liderou uma transmissão internacional do fenômeno, que atingiu mais de 2,2 milhões de visualizações. A NASA e o site Time and Date também retransmitiram as imagens captadas no Brasil.
Os eclipses solares e lunares geralmente ocorrem em sequência, devido à inclinação da órbita lunar. O eclipse anular de outubro está associado ao eclipse parcial da Lua ocorrido em 17 e 18 de setembro.
O Observatório Nacional fará transmissão ao vivo do eclipse anular no YouTube.