A noite foi de Furacão na Baixada, o Athletico venceu por 3 a 0 o Cruzeiro e convenceu em campo, principalmente no início da partida quando o time começou movido pelo grito da torcida, mas também foi beneficiado pela expulsão Rafa Silva, aos 20s do primeiro tempo, desmontando o esquema tático do time mineiro.
O resultado tirou o Athletico da zona de rebaixamento (ZR), saindo da 18ª colocação para a 15ª, com 34 pontos irá passar pelo menos esta rodada fora da degola, o Corinthians só entra em campo na segunda-feira, às 19h, contra o Cuiabá, penúltimo colocado do Brasileiro, com 27 pontos, e se vencer pode ultrapassar a equipe paranaense que tem um jogo a menos.
O Cruzeiro estacionou nos 44 pontos em 31 jogos e permanece em 8º lugar e não corre risco de rebaixamento.
Outra novidade foi a escalação de um onze mais ofensivo, deixando a maioria dos gringos no banco, e começando com João Cruz, Felipinho e Julimar.
A entrada de Felipinho ao lado de Eric deu mais estabilidade ao meio de campo athleticano e vai ser um setor que dificilmente Lucho González irá mexer daqui para frente, mesmo com a volta de Fernandinho, que hoje atuou alguns minutos em outra função.
Quem entrou bem foi Emersonn no lugar de Pablo, com ele em campo o Athletico conseguiu segurar mais a bola, ganhou mais velocidade e mostra que o jovem atacante merece mais minutos em campo.
Outra boa solução tática foi a entrada de João Cruz, que apesar de não ter aparecido tanto como em outras partidas, conseguiu melhorar a cadência do time com um estilo mais prático do que o enrolado Zapelli.
A próxima partida do Athletico vai ser novamente na Baixada, no sábado, às 18h30, em um confronto direto contra o Vitória, que está em 14ª, com um ponto a mais, 35, uma vitória coloca o Furacão na disputa por uma vaga na Sul-Americana de 2025.
Athletico 3 x 0 Cruzeiro
Athletico: Mycael; Madson (Cuello), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Felipinho (Zapelli), Erick e João Cruz (Fernandinho); Nikão, Pablo (Emersonn) e Julimar (Mastriani). Técnico: Lucho González
Cruzeiro: Anderson; Wesley Gasolina (William), Jonathan Jesus, Zé Ivaldo e Kaiki (Marlon); Peralta (Gabriel Veron), Lucas Romero (Matheus Pereira), Ramiro, Lucas Silva e Mateus Vital (Matheus Henrique); Rafa Silva.
Gols: Pablo (24-1º), Julimar (1-2º) e Nikão (34-2º)
Cartões amarelos: Peralta, Zé Ivaldo e William (C)
Cartão vermelho: Rafa Silva (20s-1º)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima
Público: 35.953 espectadores
Local: Baixada