A violência provocada pela guerra por pontos de drogas fez com que a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) agisse neste sábado com a terceira fase da Operação Babilônia, direcionada ao combate ao tráfico interestadual de drogas e à lavagem de dinheiro.
Foram emitidos sete mandados de prisão e 18 de busca e apreensão em várias cidades paranaenses, incluindo Curitiba, São José dos Pinhais, Campo Largo, Colombo, Campina Grande do Sul, Piraquara, Pinhais, Cascavel e Missal, além de Camboriú, em Santa Catarina.
Durante a operação, o setor de Inteligência da PM-PR, com apoio de outras entidades, identificou integrantes de uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas. Os lucros obtidos com as atividades ilícitas eram destinados à compra de bens de alto valor, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro. A investigação também revelou que parte do dinheiro arrecadado era utilizada para financiar delitos violentos contra o patrimônio.
Além das sete prisões executadas através dos mandados, outras duas pessoas foram detidas em flagrante, totalizando nove prisões. Foram apreendidos 15 veículos com ordem de sequestro judicial, avaliados em cerca de R$ 3 milhões, e bloqueados judicialmente seis imóveis estimados em aproximadamente R$ 4 milhões.
A PM-PR também apreendeu 15 celulares, anotações de contabilidade, cartões de crédito e tokens de assinatura digital, remédios anabolizantes e diversos valores em espécie, incluindo reais, dólares e guaranis (moeda paraguaia). Por fim, a polícia apreendeu armamentos: duas pistolas e munições.