Neste ano em que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) celebra 15 anos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destaca a importância da saúde masculina, especialmente durante a campanha Novembro Azul. Em 2024, o foco do Ministério da Saúde será a Saúde Sexual e Reprodutiva, enfatizando a abordagem integral para o cuidado dos homens.
A campanha busca aumentar a conscientização sobre os serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), como testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis e acesso ao planejamento familiar. Além disso, a Sesa trabalha para desconstruir padrões tradicionais de masculinidade, promovendo uma visão mais saudável da sexualidade e contribuindo para relações mais equitativas.
Além da saúde sexual, a Sesa também ressalta a importância da prevenção de doenças crônicas e do tabagismo, visando a saúde integral dos homens. Isso inclui a detecção precoce de condições como diabetes, hipertensão e obesidade, que requerem acompanhamento contínuo.
Os testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). O SUS oferece gratuitamente testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultados disponíveis em até 30 minutos. Os testes rápidos têm uma precisão superior a 95%, e aqueles que receberem resultados positivos serão encaminhados para testes complementares e tratamento.