Existem muitos mitos sobre como se pega uma gripe, além de formas de prevenção e tratamento. O professor de doenças infecciosas Dr. Thomas Russo diz que é uma das coisas que os pacientes mais perguntam para ele.
Então, quais são os maiores mitos sobre a gripe e o que é verdade? Médicos especializados em doenças infecciosas explicam.
Mito #1: Existe um único vírus que causa o gripe comum
Há uma razão para você pegar gripe várias vezes numa estação, mesmo que pareça que acabou de se recuperar de uma, diz Russo: eles podem ser causados por uma variedade de vírus.
A gripe comum é causada por mais de 200 vírus respiratórios, o que é muito para o sistema imunológico combater. Os rinovírus são a causa mais comum, mas outros vírus incluem coronavírus, vírus parainfluenza, adenovírus, enterovírus e o metapneumovírus humano.
Vale mencionar: o SARS-CoV-2 (que causa a Covid) e o RSV também podem causar sintomas semelhantes aos do gripe , mas não causam gripe propriamente dito.
Mito #2: Sair com o cabelo molhado aumenta o risco de pegar gripe
Este é um mito que persiste, mas não é verdade, explica o Dr. William Schaffner, especialista em doenças infecciosas. “Gripes são causadas por vírus, e o fato de estar com a cabeça molhada ou sentindo frio não afeta o vírus”, diz ele.
Isso já foi estudado antes. Schaffner menciona pesquisas antigas onde pessoas foram divididas em dois grupos: metade estava aquecida e confortável, enquanto a outra metade estava úmida e desconfortável. Ambos os grupos foram expostos a um vírus que causa gripe comum. “No final, ambos tiveram taxas iguais de infecção”, ele afirma.
Mito #3: A vitamina C pode prevenir a Gripe
As prateleiras das farmácias estão repletas de suplementos de vitamina C que insinuam ou até prometem prevenir gripes. Mas as evidências não sustentam essa ideia.
Um estudo com 29 ensaios clínicos e mais de 11.000 pessoas descobriu que tomar vitamina C regularmente não reduzia a frequência de gripes. Os Institutos Nacionais de Saúde afirmam que “suplementos de vitamina C não reduzem o risco de pegar gripes”.
Por outro lado, alguns dados sugerem que a vitamina C pode ajudar uma vez que você já esteja com gripe. Uma análise de ensaios clínicos descobriu que pessoas que tomaram pelo menos um grama por dia de vitamina C durante o gripe reduziram a gravidade dos sintomas em 15% e tiveram sintomas por um pouco menos de tempo em comparação a quem tomou placebo. Outro estudo mostrou que tomar vitamina C nas primeiras 24 horas dos sintomas pode ajudar a encurtar a duração da gripe.
Resumindo, não há dados que sustentem o uso de vitamina C para reduzir o risco de gripe.
Mito #4: Só é possível pegar gripe no inverno
É verdade que gripes são mais comuns no inverno. De fato, a maioria das pessoas pega gripe entre setembro e maio. Mas não se surpreenda se pegar uma gripe no verão.
Os vírus estão sempre por aí o ano todo. No entanto, ele ressalta que alguns vírus são mais comuns em certas épocas do ano.
“Existem vírus de gripe de verão”, diz Russo. Enquanto os rinovírus são a causa mais comum de gripes em geral, as gripes de verão geralmente são causados por enterovírus.
Mito #5: Antibióticos ajudam a tratar o gripes
Antibióticos são amplamente utilizados para tratar infecções, então é compreensível se questionar se eles podem ajudar a combater uma gripe. Mas eles não tratam tudo.
“Antibióticos são direcionados contra bactérias, não vírus”, diz Russo. Em outras palavras, antibióticos não ajudam no tratamento do gripe.
“Além de expor-se a possíveis efeitos colaterais, você também contribui para tornar as bactérias do seu corpo mais resistentes aos antibióticos”, alerta Schaffner. “Por favor, não faça isso.”
É possível que a “gripe” seja outra condição, como bronquite, infecção de garganta ou pneumonia. Se os sintomas piorarem ou se tiver febre e dor de garganta, Russo recomenda consultar um médico para uma avaliação.