A Prefeitura de Curitiba, por meio da Rede de Proteção Animal, abriu as inscrições gratuitas para mais dois mutirões de castração de cães e gatos. As cirurgias acontecerão em três locais da cidade, oferecendo 2 mil vagas para a população. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da Rede de Proteção Animal, na área de eventos.
Mutirão no Velódromo de Curitiba
De 27 de novembro a 1º de dezembro, o Velódromo de Curitiba, localizado na Rua Doutor Jorge Meyer Filho, 1.210, no Jardim Botânico, será o local de realização de 600 cirurgias gratuitas de castração. Para participar, é necessário agendar a cirurgia através do site da Rede de Proteção Animal.
Dia da Cidadania na Vila Pantanal
No dia 30 de novembro, a comunidade da Vila Pantanal poderá participar de um mutirão de castração durante o evento Dia da Cidadania, que ocorrerá das 9h às 16h na Escola Estadual Cívico Militar Professor Milton Carneiro, localizada na Rua Nelson José Lauthart, 301, no Alto Boqueirão. Para este mutirão, não é necessário agendamento prévio, e serão disponibilizadas 200 vagas para castração de cães e gatos. Além da castração, diversos outros serviços gratuitos estarão à disposição da população.
Mutirão no Parolin
Já entre os dias 2 e 7 de dezembro, o mutirão de castração será realizado nos estacionamentos da Primeira Igreja Batista Parolin, localizada na Rua Professor Plácido e Silva, 860, no bairro Parolin. Para esta ação, também há 600 vagas disponíveis, com agendamento prévio obrigatório.
Aumento de Castrações em Curitiba
Em 2024, a Rede de Proteção Animal já atingiu a marca de 90 mil animais castrados, um grande avanço para o controle populacional de cães e gatos na cidade. Além das cirurgias gratuitas, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, vinculado aos dados do responsável. Isso garante maior segurança e facilita a adoção responsável.
Atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
A Rede de Proteção Animal também se adapta às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), permitindo que, caso o responsável não possa acompanhar o animal no dia da cirurgia, seja indicado no momento da inscrição quem será o acompanhante. As informações também são tratadas de forma segura e os dados de cada animal ficam vinculados ao responsável até que o animal seja adotado por outro responsável.
Com esses mutirões, a Prefeitura de Curitiba segue avançando na implementação de ações que contribuem para o controle de animais abandonados e para a saúde pública da cidade. Para mais informações e agendamento, acesse o site da Rede de Proteção Animal.