Nesta quinta-feira (14), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR) deflagrou a Operação Santa Helena, com foco no combate ao tráfico de drogas e na desarticulação de uma rede criminosa que operava em Santa Helena e em municípios vizinhos. A ação, que envolveu cerca de 80 policiais, cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, além de 6 mandados de prisão temporária.
A operação é fruto de cinco meses de investigação, que começaram após a apreensão de 300 kg de maconha e a prisão em flagrante de um casal envolvido no tráfico. Desde então, mais de 3.000 kg de maconha foram apreendidos, e 10 prisões em flagrante foram realizadas, todas relacionadas ao transporte de entorpecentes.
Um dos detalhes que chamou atenção durante a operação foi o fato de que o núcleo principal da quadrilha era composto por vizinhos, o que resultou em uma ação policial praticamente “fechando” a rua onde os investigados moravam. A rede criminosa atuava de forma estruturada, o que demandou uma operação coordenada e eficaz para a desarticulação do grupo.
Os envolvidos serão responsabilizados pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa. A operação contou com a colaboração de diversas forças de segurança, como a Polícia Federal (PF), o Batalhão de Polícia de Fronteira da PMPR, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), que atuaram juntas no enfrentamento ao crime organizado no estado.