Quando a vida fica difícil e a solidão aparece, será que desabafar com um chatbot pode trazer algum alívio?
A pesquisadora de psicologia Meilan Hu, de Singapura, se fez essa pergunta ao perceber os avanços na tecnologia de IA, que tornaram os chatbots mais próximos de interações humanas. “Os chatbots de IA ficaram tão avançados que conseguem oferecer respostas parecidas com as de seres humanos”, disse Hu, doutoranda em psicologia na Universidade de Gestão de Singapura, em uma entrevista. “Isso me levou a pensar se eles poderiam ser uma ferramenta para ajudar as pessoas a processar suas emoções. ”
O estudo de Hu explorou se os chatbots poderiam funcionar como um espaço para desabafar emoções, em vez de substituir terapeutas.
“Sempre achei reconfortante conversar com alguém que ouve e valida seus sentimentos”, explicou Hu. “Mas, com o aumento da solidão em todas as faixas etárias, muitas pessoas não têm acesso a uma pessoa de confiança e sem julgamentos para desabafar. ”
O Estudo
Para testar sua teoria, Hu e sua equipe recrutaram 150 estudantes universitários de Singapura. Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um desabafava com um chatbot de IA “empático” via texto, enquanto o outro escrevia sobre suas frustrações em um diário. Após uma semana, os grupos trocaram de método, permitindo que todos experimentassem ambas as abordagens.
Após cada sessão, os participantes responderam a questionários avaliando sentimentos de solidão, estresse e suporte emocional.
Os resultados? Desabafar com chatbots reduziu significativamente emoções negativas de alta e média intensidade, como raiva e medo, em comparação com escrever em um diário. Segundo Hu, isso pode ser atribuído às respostas personalizadas e em tempo real dos chatbots.
Por outro lado, não houve diferença significativa entre os métodos na redução de emoções negativas de baixa intensidade, como tristeza. Curiosamente, interagir com chatbots também não diminuiu a sensação de solidão nem aumentou o sentimento de suporte social.
Uma Ferramenta Útil para Alívio Emocional
“Embora os chatbots não consigam replicar a conexão profunda de relacionamentos humanos, nossos resultados sugerem que eles podem ajudar a aliviar emoções como raiva e medo”, explicou Hu. “Isso os torna uma ferramenta valiosa para alívio emocional temporário, especialmente quando você precisa de alguém—ou algo—para conversar. ”
Chatbots treinados para empatia não são uma solução definitiva para emoções negativas, mas podem oferecer um espaço seguro e sem julgamentos para desabafar. E, se gritar para o vazio da tecnologia traz algum alívio, pode valer a pena tentar.