A sociedade de vendas por leilão Sotheby’s vai leiloar, no dia 18 de dezembro, a Tábua de Yavne, uma laje de mármore de 52 kg gravada com os Dez Mandamentos em escrita paleo-hebraica. A pedra contém 20 linhas de texto detalhando o Decálogo mosaico e mede aproximadamente 61 cm de comprimento, 56 cm de largura e 5 cm de espessura.
Acredita-se que a tábua seja do período romano-bizantino tardio, entre os anos 300 e 800 d.C., e é descrita como “o único exemplo completo de uma tábua dos Dez Mandamentos desse período.” Descoberta em 1913 durante a construção de uma ferrovia, foi inicialmente descartada como uma simples pedra. Posteriormente, foi usada como pedra de pavimentação em uma casa local até que, em 1943, um estudioso reconheceu o que de fato era e a adquiriu.
A Sotheby’s destacou a relevância histórica e cultural do artefato, afirmando: “A Tábua de Yavne não é apenas a mais antiga tábua completa e preservada dos Dez Mandamentos; o texto que ela conserva encapsula a essência, a precisão e a concisão do Decálogo em sua forma mais primitiva e original.”