A vacinação contra a covid-19 será retomada em Curitiba a partir desta quinta-feira (12), com a disponibilização de doses atualizadas para pessoas a partir de 12 anos. As vacinas estarão disponíveis em 109 unidades de saúde da cidade e foram adquiridas pelo Ministério da Saúde para proteger contra as cepas mais recentes do vírus.
De acordo com uma Nota Técnica do Ministério da Saúde, a vacinação contra a covid-19 agora faz parte do calendário anual de imunização. Pessoas com 60 anos ou mais deverão tomar uma dose de reforço a cada seis meses, enquanto as gestantes devem receber uma dose durante a gestação.
A partir de janeiro de 2024, a vacina contra a covid-19 também passou a integrar o calendário vacinal das crianças, mas Curitiba ainda não dispõe de doses para a faixa etária de seis meses a quatro anos. A cidade aguarda o envio de novos lotes para retomar a vacinação nesse grupo.
O reforço da vacina estará disponível para o público prioritário, que inclui pessoas com 12 anos ou mais, como idosos, gestantes, pessoas com comorbidades, imunocomprometidas, moradores de instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, além de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
Para ser vacinado, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e não ter recebido a versão atualizada da vacina contra a covid-19 em 2024. A exceção é para as pessoas com 60 anos ou mais, que podem receber a dose a cada seis meses.
Pessoas a partir de cinco anos de idade que nunca foram vacinadas também podem receber a vacina recomendada para sua faixa etária, desde que não pertençam aos grupos prioritários.
Leia também:
Marc Sousa nomeado Secretário da Comunicação da Prefeitura
Esquerda é derrotada nas urnas e Parceiro da Escola terá 93 unidades em 2025