Quem decide o que é bonito e o que é feio?
Na natureza, alguns animais evoluem para atrair olhares admirados, mas, na maioria das vezes, outras necessidades evolutivas são mais importantes do que penas chamativas ou corpos atléticos. Ainda assim, o mundo está cheio de animais considerados feios. Se você tivesse que escolher o mais feio, talvez pensasse em algum membro da família dos porcos, mas eles nem entram na nossa lista quando comparados a criaturas como o aie-aie ou o peixe-bolha.
Acompanhe com a gente aqui os 10 animais mais feios do planeta.
Condor-da-Califórnia
O condor-da-Califórnia (Gymnogyps californianus) é um abutre do Novo Mundo e a maior ave terrestre da América do Norte. Essa espécie criticamente ameaçada está na lista de animais feios devido à sua cabeça careca de tom rosado-arroxeado, bochechas volumosas, uma espécie de gola preta e uma expressão constantemente desdenhosa.
Apesar de sua falta de beleza convencional, o condor-da-Califórnia compensa com imponência. A envergadura pode chegar a 2,7 metros, e ele pode pesar até 9 quilos. Como outros abutres, alimenta-se de carcaças de grandes animais, como cervos, gado e até mamíferos marinhos, como baleias e leões-marinhos.
Eles conseguem voar a altitudes de até 4.572 metros e fazem ninhos em cavernas nos altos de penhascos. Nos anos 1980, a população foi reduzida a apenas 22 indivíduos devido ao envenenamento por chumbo, mas hoje existem cerca de 275 condores-da-Califórnia vivendo na natureza e mais de 160 em cativeiro.
Rato-toupeira-pelado
Entre os candidatos ao título de animal mais feio do mundo, o rato-toupeira-pelado (Heterocephalus glaber) é o que mais se parece com os humanos.
Esse roedor é sem pelos, com pele rosada e enrugada, visão limitada e dentes enormes que podem se mover de forma independente, como pauzinhos.
Embora feio, é uma das criaturas mais fascinantes do reino animal. Nativo da África Oriental, o rato-toupeira-pelado vive em colônias semelhantes às de insetos sociais, lideradas por uma rainha dominante.
A vida no subsolo da África subsaariana é difícil, com pouco oxigênio e predadores como cobras por perto. Muitas vezes, eles acabam comendo as próprias fezes.
Ainda assim, esses animais prosperam: podem sobreviver até 18 minutos sem oxigênio, raramente desenvolvem câncer e vivem em média 30 anos!
Peixe-bolha
O peixe-bolha (Psychrolutes marcidus) é, provavelmente, o animal mais famoso entre os feios.
Esse peixe de águas profundas vive entre 610 e 1.189 metros de profundidade no Oceano Pacífico.
Curiosamente, no habitat natural, ele não é tão feio. Como criatura de águas profundas, ele depende da pressão da água para manter sua forma. No entanto, quando foi trazido à superfície pela primeira vez em 2003, ganhou o título de espécie mais feia do mundo.
Fora d’água, o peixe-bolha apresenta pele gelatinosa e cinzenta, além de um nariz alongado que se inclina sobre sua boca, dando-lhe uma expressão de desânimo.
Aie-aie
O aie-aie (Daubentonia madagascariensis), maior primata noturno do mundo, é uma espécie ameaçada — talvez devido à aparência incomum.
Nativo de Madagascar e parente próximo dos lêmures, o aie-aie tem olhos alaranjados inquietantes, dentes que crescem continuamente e dedos longos e finos.
Essa aparência, somada a mitos que o associam à morte, levou muitos a matá-lo por superstição. A espécie chegou a ser considerada extinta nos anos 1930, mas foi redescoberta em 1957.
O aie-aie é o único primata que utiliza ecolocalização para encontrar alimento. Ele bate nos troncos das árvores com dedos longos para localizar larvas.
Macaco-narigudo
O macaco-narigudo (Nasalis larvatus), endêmico da ilha de Bornéu, é conhecido pelo nariz pendente dos machos.
As fêmeas e os jovens têm focinhos pequenos e arrebitados, mas o nariz dos machos é grande e bulboso. Esse atributo, embora estranho, é usado para atrair parceiras, pois quanto maior o nariz, mais barulho o macaco pode fazer.
Apesar de seu visual peculiar, esses macacos são excelentes nadadores, mergulhando das árvores diretamente na água.
Tubarão-duende
O tubarão-duende (Mitsukurina owstoni) é um habitante das profundezas que parece ter saído de um filme de terror.
Com pele rosada e um focinho longo e achatado, o diferencial dele está no conjunto de mandíbulas repleto de dentes afiados que se projeta para fora.
Por sorte, ele não é um nadador veloz.
Salamandra-gigante-chinesa
A salamandra-gigante-chinesa (Andrias davidianus), a maior salamandra do mundo, pode ultrapassar 1,15 metro de comprimento.
Com pele verrugosa e olhos sem pálpebras, essa criatura aquática prolífera na China pode parecer fofa quando pequena, mas quando cresce se torna um tanto assustadora.
Morcego-de-cabeça-de-martelo
O morcego-de-cabeça-de-martelo (Hypsignathus monstrosus), nativo da África Central, é o maior morcego do continente e também o mais dimórfico sexualmente.
Os machos têm um nariz enorme e lábios que lembram o focinho de um camelo, enquanto as fêmeas têm um rosto mais delicado, semelhante ao de uma raposa.
Toupeira-de-focinho-estrelar
A toupeira-de-focinho-estrelar (Condylura cristata), encontrada em áreas pantanosas da América do Norte, tem um focinho que parece anêmonas do mar.
Esse órgão, chamado órgão de Eimer, contém 25 mil receptores sensoriais, permitindo à toupeira encontrar alimentos com extrema rapidez.
Apesar da aparência exótica, ela é o animal que come mais rápido no mundo.
Elefante-marinho-do-sul
O elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina), o maior mamífero marinho que não é cetáceo, possui um nariz em forma de tromba.
Esse nariz, semelhante ao do macaco-narigudo, é usado para amplificar sons e intimidar rivais durante a temporada de acasalamento.