Em 2024, o Paraná deu um passo importante para impulsionar o turismo e a economia local, ampliando suas conexões aéreas internacionais. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, ambos na Região Metropolitana de Curitiba e no Oeste do estado, foram os principais beneficiados com a adição de novas rotas internacionais. Ao final do ano, o estado contará com nove voos internacionais diretos, sem escalas, conectando Paraná ao mundo.
Entre as novas rotas que começaram a operar este ano, destacam-se os voos para Santiago (Chile) pela JetSmart, iniciados em 19 de junho, e para Buenos Aires (Argentina) também pela JetSmart, com início em 11 de julho.
Já em outubro, a Latam lançou o voo para Lima (Peru), e a Azul passou a operar a rota para Assunção (Paraguai) a partir de 3 de dezembro.
Com essas adições, o Aeroporto Afonso Pena dobrou a oferta de voos internacionais diretos, que já incluíam destinos como Montevidéu (Uruguai) pela Azul, Buenos Aires por Aerolíneas Argentinas e Gol, além de Santiago pela Latam.
Além disso, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que já contava com a operação do voo para Santiago pela JetSmart desde 2022, também expandiu suas opções internacionais.
Para complementar a expansão internacional, novas rotas regionais também foram implantadas, como os voos entre Curitiba e Maringá, e Curitiba e Florianópolis (SC), incentivando o turismo interno e promovendo o crescimento econômico local.
Outro destaque foi a modernização do Aeroporto Regional de Pato Branco, no Sudoeste do estado. Com investimentos de R$ 48 milhões, a infraestrutura foi aprimorada com a construção de um novo terminal de passageiros. Além disso, a Azul iniciou um voo ligando Pato Branco a Campinas (SP), o que contribui para a melhoria no transporte de passageiros e cargas, beneficiando a economia regional.
Com essas melhorias, o Paraná se prepara para um futuro ainda mais conectado, favorecendo tanto o turismo quanto o desenvolvimento econômico em diversas regiões do estado.
Leia também:
Foragido da polícia foi curtir o fim de ano na praia e acabou em cana
Natal sangrento: dono de chácara encontra homem morto