Associado tradicionalmente a reflexões e metas para o ano que se inicia, janeiro se destaca também como o mês dedicado à conscientização sobre saúde mental. A campanha Janeiro Branco, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, visa incentivar as pessoas a utilizarem o primeiro mês do ano para revisar hábitos e estabelecer metas que valorizem o bem-estar emocional e psicológico.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como algo mais amplo do que a ausência de doenças, abrangendo o bem-estar físico, mental e social. A campanha utiliza a cor branca, tradicionalmente associada à paz e renovação, para promover diálogos sobre como cuidar da saúde mental.
A Prefeitura de Curitiba oferece diversos serviços gratuitos que contribuem para o bem-estar da população, como academias ao ar livre, aulas de dança, esportes e cursos profissionalizantes, entre outras atividades. Destaca-se que a saúde mental não se restringe aos serviços de psicologia e psiquiatria, sendo possível ser promovida através de ações de diferentes profissionais e áreas.
Adotar práticas de prevenção e fomentar o diálogo são essenciais para reduzir o estigma em torno da saúde mental, promovendo o cuidado contínuo. Compreender os sentimentos e saber quando buscar suporte especializado é um passo fundamental para o bem-estar, visto que a saúde mental é influenciada por uma combinação de fatores biológicos, sociais, psicológicos e culturais.
Leia também:
Dono de loja de carros tem corrente de R$ 50 mil roubada
Menina é salva de afogamento após ficar 5 minutos embaixo d’água