Algumas pessoas podem argumentar que a experiência no YouTube está sendo prejudicada pelo aumento dos preços do YouTube Premium, pela postura mais rígida do Google em relação ao uso de bloqueadores de anúncios e pela presença de anúncios mais irritantes. No entanto, o Google aparentemente está considerando lançar uma versão mais barata do YouTube Premium que pode incluir anúncios limitados.
O plano YouTube Premium Lite não é novo, já que a empresa cancelou a versão anterior no ano passado. Agora, o Google está testando uma nova versão Lite em determinados mercados. Usuários na Austrália, Alemanha e Tailândia puderam assinar o YouTube Premium Lite por menos da metade do custo de uma assinatura Premium.
O Google confirmou que está testando “uma versão diferente do Premium Lite”. Usuários do YouTube nos países mencionados podem ver a nova opção de assinatura ao se cadastrarem. Um porta-voz da empresa também disse que o plano YouTube Premium Lite está em teste “com alguns usuários na Austrália, Alemanha e Tailândia há vários meses (com o teste mais recente começando na Austrália no início deste ano). Não temos mais nada a compartilhar sobre uma expansão mais ampla no momento.”
Além disso, um outro porta-voz confirmou que o YouTube Premium Lite está sendo testado e sugeriu uma possível expansão no futuro: “Como parte de nosso compromisso de oferecer mais escolha e flexibilidade aos usuários, estamos testando uma nova oferta do YouTube Premium com a maioria dos vídeos sem anúncios em vários mercados. Esperamos expandir essa oferta para ainda mais usuários no futuro, com o apoio de nossos parceiros.”
O teste não é surpreendente, considerando que o Google sugeriu no passado que poderia oferecer opções adicionais aos assinantes do YouTube Premium. Reviver a opção Lite faz sentido.
Usuários da Austrália postaram no final do ano passado capturas de tela nas redes sociais mostrando a nova opção de preço.
Diferentemente da versão anterior do Lite, o novo teste deixa claro que anúncios aparecerão durante o uso do YouTube. Eles serão exibidos em “conteúdos musicais e Shorts”, por exemplo. Os usuários também podem ver anúncios que não interrompem o vídeo ao pesquisar e navegar na plataforma de streaming.
Lançar uma versão mais barata e com anúncios faz sentido, considerando que outras plataformas já adotaram essa estratégia. Espera-se que os anúncios não se tornem excessivamente intrusivos.
Além disso, não são apenas os anúncios que os usuários precisam enfrentar. O YouTube Premium Lite também tem outras desvantagens. Ele não oferece acesso sem anúncios ao YouTube Music, suporte para ouvir vídeos em segundo plano ou downloads.