A Microsoft pode lançar uma versão gratuita do Office com anúncios no futuro. A empresa começou a testar essa possibilidade para PCs com Windows. No momento, a empresa de Redmond não está promovendo publicamente esse pacote, embora tenha reconhecido o teste após a mídia começar a falar sobre a possibilidade de um plano do Microsoft Office com suporte a anúncios.
“A Microsoft tem realizado alguns testes limitados. Atualmente, não há planos para lançar uma versão gratuita e com suporte a anúncios dos aplicativos de desktop do Microsoft Office”, disse um porta-voz da Microsoft em um comunicado.
Quando os usuários do Windows baixam o pacote oficial do Microsoft Office no site da empresa e tentam abrir um dos aplicativos, eles agora podem clicar em “Pular agora” quando oferecidos a chance de assinar. Com isso, eles podem começar a usar os aplicativos do Microsoft Office com anúncios. Além disso, a versão gratuita não oferece alguns recursos importantes. Por exemplo, os documentos só podem ser salvos no OneDrive, e não diretamente no PC. A publicação também listou alguns recursos ausentes na versão com suporte a anúncios.
No Microsoft Word, não estão disponíveis recursos como Ditado, Suplementos, marcadores, colunas, ferramentas de desenho e design, entre outros. No Excel, os usuários não podem usar Formatação Condicional, Tabelas Dinâmicas, Temas, Macros, visualização personalizada ou Estatísticas da Pasta de Trabalho. No Microsoft PowerPoint, não é possível formatar o plano de fundo, exibir controles de mídia, usar desenhos e animações, ferramentas de gravação ou capturar telas.
A Microsoft pode mudar o que está incluído e o que não está, dependendo de decidir ou não lançar o Microsoft Office com anúncios para os usuários. Também não está claro se a empresa pode lançar a mesma oferta para dispositivos Mac. No momento, essa versão gratuita só está disponível para PCs com Windows ou usando uma máquina virtual.