19.8 C
Paraná
quarta-feira, fevereiro 26, 2025
spot_img
InícioCuritibaPor que em Curitiba uma hora faz temporal e...

Por que em Curitiba uma hora faz temporal e outra hora é só garoazinha?

spot_img

O paranaense já está acostumado a acordar e acessar a previsão do tempo pelo celular ou pelo site do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) para planejar o dia. Em Curitiba, por exemplo, depois de um temporal no fim da tarde de ontem, os dados do Simepar para esta semana apontam um acumulado de chuva de menos de 5 milímetros ao longo dos dias de hoje e amanhã. Mas o que esses números representam efetivamente? Cinco, 10 ou 15 milímetros são chuvas fortes ou regulares? Para esclarecer algumas dúvidas comuns, o Simepar preparou algumas respostas práticas que podem ajudar no planejamento diário.

O Simepar adota uma tabela para interpretar a força dos temporais. Se, em um período de 6 horas, chover menos de 0,2 mm, a chuva sequer é considerada. Entre 0,3 mm e 2,5 mm, é considerada como chuvisco. A chuva se torna fraca quando o acumulado em 6 horas está entre 2,5 mm e 10 mm. A partir daí até 25 mm, a chuva é moderada. Dos 25 mm aos 50 mm, é considerada chuva forte, e acima dos 50 mm, é classificada como chuva extrema. O período em que a precipitação é registrada é extremamente relevante para avaliar a força da chuva. Um exemplo é o que aconteceu nesta terça-feira em Curitiba. Apenas no bairro Pinheirinho, em uma hora, a estação meteorológica da prefeitura de Curitiba registrou um acumulado de 36 mm de chuva. Essa quantidade em um período de 6 horas já seria considerada uma chuva forte, e a precipitação foi concentrada em ainda menos tempo.

“Um milímetro por minuto já é considerado chuva forte. Se chover 15 mm em 15 minutos, ou 60 mm em uma hora, é muita água para absorção. Outras variáveis interferem no impacto dessa chuva, como, por exemplo, a topografia da região e a infraestrutura das cidades. Áreas montanhosas, quando recebem grande acumulado de chuvas, por conta da inclinação, podem sofrer com enxurradas e cabeças d’água”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib.

No site do Simepar, é possível verificar a previsão de chuva por hora nos 399 municípios do Paraná, para o dia vigente e o dia seguinte. Os dados da previsão do tempo são atualizados duas vezes por dia. Além da previsão, também é possível ver no site o quanto efetivamente choveu em cada estação meteorológica do Simepar pelo Estado, com atualizações a cada 15 minutos. Basta clicar no link “acesse nossas estações”, na página inicial.

A chuva no mês de fevereiro tem ficado dentro ou abaixo da média em quase todos os municípios que possuem estação meteorológica do Simepar. Apenas três tiveram chuvas expressivas acima da média histórica: em Antonina, até o dia 24 deste mês, choveu um acumulado de 310,8 mm – 72 mm a mais do que a média histórica para todo o mês de fevereiro, que é de 238,5 mm. A estação meteorológica de Campo Mourão registrou um acumulado de 275,8 mm também até 24 de fevereiro, valor que é 114 mm superior à média de fevereiro – 162 mm. Em São Miguel do Iguaçu, choveu 230,8 mm no mesmo período – 101 mm a mais do que a média de fevereiro, que é de 129 mm.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui