Durante uma operação da Polícia Civil em Cascavel, no Oeste do Paraná, agentes apreenderam 77 pinos de uma substância de coloração rosa, levantando suspeitas de que se tratava da chamada “cocaína rosa”.
O material foi encaminhado para análise da Polícia Científica do Estado, que confirmou a presença de MDA e Metanfetamina, substâncias pertencentes à classe das fenetilaminas. Esses componentes são frequentemente encontrados na composição dessa droga sintética, que pode conter ainda MDMA, Cetamina e 2C-B, entre outros compostos.
Apesar do nome, a cocaína rosa não possui cocaína em sua composição e é totalmente sintética. Seu efeito pode ser ainda mais perigoso devido à mistura de diferentes substâncias psicoativas.
Além disso, a droga se destaca pelo visual chamativo: sua coloração rosa é obtida com corantes alimentícios e, muitas vezes, são adicionados sabores artificiais, como morango ou outras frutas. Esses elementos tornam o entorpecente mais atrativo para o público jovem, sendo frequentemente consumido em festas e eventos.
Essa foi a primeira grande apreensão desse tipo de droga no Paraná e ocorreu no contexto de uma operação policial que visava prender quatro suspeitos de homicídio. Além das prisões, os agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão.
Leia também:
Agressor de mulher com capivara suja vai passar o Carnaval trancado