Papel alumínio é excelente na hora de assar ou cozinhar no forno convencional, mas com certeza não é para pôr no micro-ondas. Todos já fomos advertidos contra o uso de produtos metálicos, especialmente o papel alumínio. Quando cozinhamos em um forno de micro-ondas, o que mais se diz é que se colocarmos papel alumínio no micro-ondas, ele vai explodir e causar um incêndio. Mas porque é que isso acontece?
Os fornos de micro-ondas utilizam ondas de rádio na frequência de 2.450 megahertz (2,45 gigahertz) para aquecer alimentos. Estas ondas têm uma propriedade importante: são absorvidas por água, gorduras e açúcares, convertendo-se diretamente em movimento atômico – ou seja, calor. Outra característica interessante é que a maioria dos plásticos, vidros ou cerâmicas não absorvem essas ondas, por isso você pode tocar nesses recipientes após o aquecimento sem se queimar.
As paredes internas do micro-ondas são feitas de metal, que funciona como um espelho para as micro-ondas, refletindo-as. Se você colocasse comida em uma panela de metal grosso no micro-ondas, ela não cozinharia porque o metal bloqueia as micro-ondas, impedindo o aquecimento do alimento.
Porém, peças finas ou pontiagudas de metal reagem de maneira diferente. Os campos elétricos das micro-ondas causam correntes elétricas que fluem através do metal. Peças substanciais de metal, como as paredes do micro-ondas, toleram essas correntes sem problemas. No entanto, peças finas, como papel alumínio, são sobrecarregadas por essas correntes e aquecem nem rápido.
Além disso, se o papel alumínio estiver amassado formando bordas afiadas, a corrente elétrica que passa por ele causará faíscas. Se essas faíscas atingirem outro material dentro do forno, como papel-manteiga, você pode precisar de um extintor de incêndio. Faíscas também ocorrerão com pratos de porcelana com bordas douradas ou prateadas, a menos que sejam indicados como seguros para micro-ondas.
A observa que pequenas quantidades de papel alumínio podem ser usadas para proteger áreas dos alimentos (como coxas de frango) contra o superaquecimento. No entanto, o alumínio deve estar a pelo menos a 3 centímetros da parede do forno e moldado suavemente ao alimento, sem bordas pontiagudas. É melhor usar papel alumínio liso e novo, em vez de alumínio velho e enrugado.
Mesmo seguindo essas instruções, fique perto do micro-ondas para que, na eventualidade de surgirem faíscas, você possa desligá-lo imediatamente e remover o papel alumínio.
Leia também: A sequência alimentar influencia na perda de peso e previne diabetes
O corpo mantém os ganhos musculares para além do que se acreditava
Baleado rasteja dois km para vencer a morte
Novo tipo de memória RAM é 10 mil vezes mais potente que os convencionais