O câncer de bexiga poderá em breve ser detectado por um exame de urina, que pode reduzir pela metade o número de pessoas que precisam de cistoscopias invasivas.
Mais de 300.000 cistoscopias são realizadas todos os anos na Inglaterra e envolvem a inserção de uma câmera na bexiga através da uretra para procurar sinais da doença.
As pessoas que sofrem com sangue na urina muitas vezes passam pelo procedimento para determinar se é causado por um tumor, uma infecção ou outra causa, como cálculos no trato urinário. A informação é do The Telegraf.
A maioria dos exames não é câncer de bexiga, mas não há outra maneira de ter certeza, exceto por uma cistoscopia, que pode levar muito tempo de espera e ser estressante para o paciente.
Médicos da Universidade de Birmingham e da Cancer Research UK desenvolveram um teste projetado para coletar DNA que foi derramado por um tumor e está circulando na urina.
Ele analisa 23 genes diferentes e registra um teste positivo se identificar versões mutantes de DNA associadas a um tumor e a células não saudáveis.
No estudo, os pesquisadores usaram o teste para analisar a urina de 165 pacientes com câncer de bexiga e detectaram com sucesso a doença em 144 deles (87%).
Os pesquisadores acreditam que o uso do teste de urina em uma clínica de hematúria pode reduzir o número de pacientes que necessitam de uma cistoscopia em pelo menos 45%.
“O teste tem o potencial de detectar novos casos de câncer de bexiga com alta sensibilidade e especificidade, e pode reduzir a dependência da cistoscopia na clínica de hematúria”, escreveram os pesquisadores em seu artigo, publicado na revista European Urology Oncology.
Richard Bryan, o pesquisador principal, disse ao The Telegraph: “Embora a cistoscopia seja boa para detectar câncer de bexiga, é invasiva e demorada para os pacientes e o NHS, por isso precisamos de uma maneira melhor de diagnosticar os pacientes.
“No futuro, nosso teste pode ser uma maneira mais fácil de diagnosticar pessoas com câncer de bexiga mais rapidamente e pode significar que dezenas de milhares de cistoscopias em pacientes saudáveis podem ser evitadas a cada ano”.
O protótipo agora será transformado em um teste adequado e fácil de administrar e os pesquisadores esperam realizar um ensaio clínico de sua eficácia e visam, em última análise, usá-lo pelo NHS.
Iain Foulkes, diretor executivo de pesquisa e inovação da Cancer Research UK, disse: “Essas descobertas mostram que esse teste de urina pode ajudar o NHS a diagnosticar o câncer de bexiga mais facilmente. A detecção precoce do câncer é fundamental para melhorar os resultados dos pacientes e pesquisas como essa podem ajudar a identificar os pacientes que precisam de tratamento mais rapidamente, ao mesmo tempo em que aliviam as pressões dos procedimentos de diagnóstico no NHS.
“Estamos ansiosos para ver como o teste se comporta no próximo ensaio clínico.”